Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras
Por: ViviMonzani • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 307 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE CAMPINAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMOSNTRAÇÕES FINANCEIRAS
Relatório apresentado à Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade III, como exigência da disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras.
Orientador: Profª Wilson
Campinas
2015
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
ESTRUTURA E ANALISE DE DEMONSTAÇÃO FINANCEIRA 6,7
ANALISE VERTICAL 8
DESAFIO 9
BALANÇO PATRIMONIAL. 10 ,11
DRE-DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
RESUMO
A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) é uma metodologia utilizada pela Instituição que tem como objetivo o aperfeiçoamento no aprendizado e nos auxilia a reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
INTRODUÇÃO
A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) aplicada para a disciplina de Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras é importante, pois, auxilia o aluno a desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e casuais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e desenvolvendo a capacidade para realizar consultoria em gestão e administração de perícias administrativas, gerenciais e organizacionais.
Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras
O objetivo principal é demonstrar a importância da Analise dos demonstrativos contábeis na gestão das empresas e analise de créditos e investimentos.
É importante enfatizar que a principal finalidade da contabilidade é informar ao publico externo o valor do patrimônio das entidades, fornecendo os dados necessários aos usuários internos e externos.
Para demonstrar a situação da empresa buscamos auxilio nas peças contábeis são elas: Balanço Patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do exercício), DOAR (Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos) entre outras.
A analise das demonstrações contábeis se tornou- se muito útil e necessária a medida que o crescimento econômico da sociedade se evidenciou e investidores de varias partes do mundo buscam na analise dessas peças contábeis resultados que mostrarão os caminhos a ser seguidos pelos investidores.
Trataremos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do resultado do Exercício (DRE) que dentre as demonstrações contábeis são as mais importantes, PIS por meio de sua analise que se conseguem evidenciar todos os componentes que provocam alteração no patrimônio da empresa.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil mais conhecida e analisada por seus usuários e é dividido em grandes grupos de contas Ativo e Passivo e Patrimônio Liquido.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos e divide se em dois grandes grupos de contas: circulante Realizável a Longo Prazo e Permanente.
O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação, divide-se em três grandes subgrupos: Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Passivo Exigível a Longo Prazo.
O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo, caracteriza-se por não representar exigibilidade com terceiros.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem como finalidade evidenciar o resultado do exercício –lucro ou prejuízo- demonstrar a origem dos recursos próprios que são aplicados na empresa (receitas) assim como todos os gastos (custos e despesas) envolvidos na geração de riqueza da sociedade.
Para a elaboração dessa demonstração deve se utilizar o Regime Contábil da Competência, que determina que as receitas e despesas são apropriadas ao período de apuração em função do fato gerador, independentemente de terem sido recebidas receitas ou pagas despesas pagas dentro do período de apuração.
Principio da Competência
De acordo com este principio, as despesas e receitas devem ser contabilizadas como tais, no momento da sua ocorrência, independentemente de seu recebimento ou pagamento.
ANÁLISE VERTICAL
O grande foco é compreender a necessidade da análise Vertical como auxilio na tomada de decisão.
As principais características da Análise Vertical é a comparação de valores de um determinado período com valores apresentados em períodos anteriores e o relacionamento entre
...