A aplicação do conceito de controle estatístico e de processo (CEP) na indústria de fundição do Norte de Santa Catarina
Trabalho acadêmico: A aplicação do conceito de controle estatístico e de processo (CEP) na indústria de fundição do Norte de Santa Catarina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maysaigor • 3/11/2013 • Trabalho acadêmico • 3.137 Palavras (13 Páginas) • 901 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS
RUA José dos Reis Vilela, 3ª, Centro – Lavras – MG
(35) 3821-3051 / 9913-4069
Grazielle Rocha Silva Bisso Alonso - RA 374697
Jean Taylor – RA 371168
Jessica de Paula Gonçalves – RA 383008
Márcia Cristina Russi - RA 375534
Maysa Silva Alves – RA 365902
Profº a Distancia: Ivonete Melo de Carvalho
Profª Presencial: Tatiana Pires
ADMINISTRAÇÃO
ESTATÍSTICA
Lavras/MG
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS
RUA José dos Reis Vilela, 3ª, Centro – Lavras – MG
(35) 3821-3051 / 9913-4069
Grazielle Rocha Silva Bisso Alonso - RA 374697
Jean Taylor – RA 371168
Jessica de Paula Gonçalves – RA 383008
Márcia Cristina Russi - RA 375534
Maysa Silva Alves – RA 365902
Trabalho de ATPS da disciplina de Estatística apresentado à Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito à conclusão da disciplina de Estatística sob a orientação da professora Tatiana Cubiaki.
ESTATÍSTICA
LAVRAS/MG
2013
RESUMO
Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.
Por outras palavras, o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos. Veremos neste trabalho alguns conceitos de Estatística, como Frequência Absoluta, Relativa, Medidas de Tendência Central e de Dispersão, iremos calcular á Média, Moda, Mediana, Variância e Desvio Padrão de cem embalagens de café solúvel de 50g cada, e no final veremos se o lote de café será aprovado ou não, colocaremos em prática o estudo feito até agora em Estatística.
SUMARIO
PAG.
1 – Introdução............................................................................................... 5
2 – Etapa 1, pesquisas................................................................................... 6 a 9
2.1 – Etapa 2, pesagem do café, resumo...................................................... 9 a 12
2.3 – Etapa 3, tabelas, gráficos.................................................................... 13 a 14
2.4 – Etapa 4, cálculos, aprovação ou reprovação, relatórios..................... 14 a 18
3 – Conclusão.............................................................................................. 19
4 – Bibliografia........................................................................................... 20
INTRODUÇÃO
Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos. Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística
Na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.
Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.
Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística. A estatística descritiva trata da coleta, da organização e a descrição dos dados. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades, do estudo dos dados, da análise e a interpretação desses dados.
ETAPA 1
Aplicação dos
...