COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho acadêmico: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Masrcos • 7/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO
MARCOS AURELIO DE ALMEIDA
CONTABILIDADE GERAL
MATEMATICA FINANCEIRA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ESTATISTICA
TEORIA ECONOMICA
METODOLOGIA CIENTIFICA
Montes Claros MG
2013
MARCOS AURELIO DE ALMEIDA
CONTABILIDADE GERAL
MATEMATICA FINANCEIRA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ESTATISTICA
TEORIA ECONOMICA
METODOLOGIA CIENTIFICA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração - Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade Geral,Matematica Financeira,Comportamento Organizacional,Estatistica,Teoria Economica,Metodologia Cientifica.
Orientadores: Profs. Vania Silva,Regis Garcia,Helenara Sampaio,Marcelo Viegas,Regina Malassise,Rodrigo Trigueiro
Montes Claros MG
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 03
2.DESENVOLVIMENTO 04
3 CONCLUSÃO 07
4 REFERENCIAS 08
INTRODUÇÃO
Objetivo da estatística ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjunto de dados.
È a parte da matemática aplicada que se ocupa em obter conclusões a partir de dados observados.
Técnica que visa estruturar e organizar as fases ou etapas que devem ser estabelecidas na abordagem de uma observação estatística.
1) A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Resposta: Sim. Segundo Crespo (2000), “Estatística é a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, análise e interpretação dos dados, bem como a utilização nas tomadas de decisões”.
A partir da análise dos dados que para as empresas são basicamente voltadas para;
- Maior conhecimento das necessidades dos clientes;
- Redução de custos;
- Redução de defeitos;
- Rápida introdução de novos produtos e serviços atendendo a demanda dos clientes;
- Maior conhecimento dos processos;
- Tomada de decisões.
Tudo isso propicia a empresa um planejamento baseado em informação, oferecendo uma maior segurança na obtenção dos resultados visados pela organização e não somente medir os avanços rumo a esses resultados.
2) O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.
Resposta: Não!
As organizações são geridas por médicos, engenheiros, administradores, leigos, padres, antropólogos, etc e as tomadas de decisões apoiadas em estudos estatísticos não são tomadas apenas considerando o fator numérico ou matemático. Pessoas, culturas, lugares, situação também são consideradas. Reconhecer a importância da estatística é uma coisa, tomar providência e decisões nesse sentido é outra.
3) De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?.
Resposta: É crescente a busca das empresas por definições de mercado para garantirem seu futuro.
Conforme Jacobi (2000) a velocidade das novas tecnologias estabeleceu um ambiente competitivo ao extremo, onde a luta por preço, prazo, qualidade e flexibilidade faz o dia a dia das empresas. A busca do controle das variáveis envolvidas gera a necessidade de processos de acompanhamento e gestão das diversas áreas da empresa.
O entendimento das regras a serem seguidas baseia-se na análise de comportamentos que historicamente deram certo ou errado. É de fato que o processo de decisão se inicia pelo armazenamento sistemático de todos os dados da empresa.
Considerando o dado como matéria-prima da informação e a informação como matéria-prima do conhecimento, a análise de segmentos da sociedade com dados estatísticos tornou-se elemento obrigatório na tomada de decisão.
4) Por que as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
Resposta: O ser humano, no contexto organizacional, é o diferenciador que impulsiona e, as vezes, até desestabiliza o desenvolvimento da organização. Com a sociedade altamente competitiva, a qualidade dos produtos e serviços está intimamente ligada ao modo de comportamento dos empregados. As organizações devem ater-se as necessidades dos trabalhadores sabendo que as mesmas evoluem com o tempo. Ações como a flexibilização de horários, benefícios, planos
...