Considerações Sobre a Estimativa
Por: anasouza2 • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
A partir do trabalho tivemos a percepção de que na atualidade devido a necessidade de fazermos mais tarefas em menos tempo acabamos praticando muito pouco a estimativa e utilizando instrumentos que já nos tragam as respostas prontas, Então acaba se tornando uma tarefa difícil a ser feita, mas que deve ser praticada.
Você deve estar se perguntado porque deve praticar a estimativa...
Pois bem, muitos podem pensar que ela não precisa ser praticada, pelo fato de existirem diferentes artifícios que nos trazem resultados exatos. No entanto, temos que analisar que a calculadora pode nos trazer o resultado exato de uma conta, uma régua pode nos trazer as medidas exatas de um objeto ou uma balança pode nos trazer o peso exato de algum produto. Mas imagine que esteja fazendo uma prova da faculdade, uma prova de algum processo seletivo ou concurso que não seja possível o uso de calculadora e nenhum outro material descrito acima, nessa situação a estimativa será sua grande aliada na economia de tempo para realizar a prova e para confirmar que suas respostas estão corretas.
Interessante, entretanto este motivo ainda não é convincente para responder o questionamento que provavelmente esteja em mente de todos alunos da turma, ou será que ninguém está se perguntando porque em plena quarta- feira a noite futuros arquitetos não estavam fazendo projetos de construções, futuros contadores não estavam apurando o lucro da empresa e futuros Gestores de Recursos Humanos não estavam calculando a folha de pagamento, mas estavam praticando a estimativa.
Mas se formos analisar bem quando estamos praticando atividades ligadas a nossa futura profissão utilizamos a estimativa de forma involuntária e sem percebermos a ação dela.
Quem será futuro arquiteto ao desenhar seus projetos, estima através de conhecimentos prévios a viabilidade do projeto ser colocado em pratica, os matérias a serem utilizados, a quantidade de pilares para aguentarem a estrutura de um prédio, dentre outras razões.
Já os futuros contadores estimam a viabilidade da empresa continuar no mercado, fazem estimativas se a empresa vai dar lucro ou prejuízo porque se o resultado for prejuízo e foi estimado que daria lucro o resultado é recalculado e os lançamentos revisados.
E os gestores já são grandes aliados dos contadores, pois eles estimam através das folhas de pagamento o que cada funcionário está trazendo de despesa para a empresa.
A atividade pode ter parecido distante da nossa área de atuação, mas se pensarmos no que podemos utilizar a estimativa em nossas profissões ela se tornará algo muito importante.
...