Estatistica na Escola
Por: curualves • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 4]
Origem dos recursos para execução do Orçamento Público e definição da parcela vinculada à educação.
Neste Módulo pode percebe quais as fontes dos recursos da educação, como e realizado a elaboração do Orçamento da União e a forma é realizado o planejamento e o Orçamento nas escolas públicas.
Os fatos que me chamaram a atenção foram: a captação de recursos para investimento na educação, que é feita através dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Esses recursos são utilizados para o atendimento das funções da administração pública por meio dos entes federados.
O fato de CF (Constituição Federal) está sempre oscilando em relação à educação, em determinado momento determina que seja investido uma porcentagem na educação em outro diminui, depois aumenta. Na LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) em artigo 68, diz quais serão os recursos destinados para a educação. No entanto, apesar de existir um planejamento para investir os recursos públicos, percebemos que em todos os momentos ao longo dos anos, à educação nunca foi assistida de forma integral. De acordo a constituição a educação é um direito social e o Estado junto com a família tem o dever de promovê-la e incentivá-la com a colaboração da sociedade para desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e o preparo para o trabalho. Os entes da federação (União, Estado, Distrito Federal e Municípios) trabalham em colaboração para prover a educação de qualidade, cada um deles tem sua área de atuação prioritária, porém quando um não consegue os demais devem ajuda-lo.
Por tanto, temos que ficar sempre atento e cobra das autoridades competentes o investimento correto dos recursos destinado á educação, pois eles já são poucos e se não forem empregados corretamente e com planejamento, o ensino escolar nunca será de boa qualidade.
...