O objetivo de estatística Descritiva
Artigo: O objetivo de estatística Descritiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elenbrunelo • 30/9/2013 • Artigo • 474 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Passo 4 (Equipe)
Relatório 1 - Introdução à Estatística Descritiva
Estatística.
A palavra “Estatística” deriva do latim “Estate”, criada por um professor Alemão chamado Gottfried Achenwall. A palavra Estatística tem pelo menos três resultados, procedimentos usados na coleta e explicação de dados, conceitos resultantes de um conjunto de dados e coleção de informações numéricas ou dados. No entanto, a estatística não é somente dados, mas também a colheita amostragem e conjunto de tabelas de dados numéricos, a estatística trabalha com dois conjuntos de dados, o universo e a amostra, sendo assim não existem estatísticas especiais, por exemplo, a bioestatística e a estatística econômica. Não há ramo econômico que não dependa da estatística para avaliar melhor seu publico e seus adversários, se colocando melhor no mercado aonde atua.
A estatística pode ser divida em duas partes. Estatística descritiva, é a parte que procura os melhores métodos para colher dados,como o nome já diz se preocupa em descrever os dados. E estatística experimental, que fornece os procedimentos de analise e interpretação dos resultados dos experimentos.
Estatística Descritiva
É a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande contagem de dados e procedimentos computacionais e muito eficientes revitalizou está área de estatística. Nos dias atuais com a facilidade que os computadores proporcionam, permitindo desenvolver cálculos avançados e aplicações de processos com rapidez e eficiência.
A estatística descritiva tem o objetivo principal ter uma visão global com alteração de valores, organiza e descreve os dados em três jeitos, por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas. È a parte da Estatística que busca somente apresentar e avaliar certo grupo, sem tirar nenhuma conclusão ou inferências sobre um grupo maior.
Temos portanto dois métodos que podem ser usados para a apresentação dos dados, métodos gráficos e métodos numéricos. Enquanto as tabelas fornecem uma idéia mais precisa e permitem uma verificação mais rigorosa aos dados, os gráficos são mais indicados em circunstâncias que objetivam dar uma visão mais rápida e fácil a respeito das variáveis as quais se referem aos dados.
Exemplos de Estatística Descritiva.
Gráficos Descritivos: São gráficos usados para sumarizar os dados.
População: É o conjunto de todos os dados, que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica, que tenham pelo menos uma característica em comum.
Parâmetro: É a característica numérica estabelecida para toda população.
Amostra: É qualquer subconjunto de elementos de uma população.
Estimador: É uma característica numérica colocada para amostra.
Variável: É a característica que vai ser contada, medida ou observada, adquiri um valor diferente de elemento para elemento.
Censo: É conjunto de dados estatístico que informa diferentes características dos habitantes
...