A Linguagem HTML e Construção de Páginas Webs
Por: Alibay Abacar • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 250 Visualizações
Ruth Virginia André Pascola
Trabalho de Tic´s:
Tema:
Linguagem HTML e Construção de Páginas Webs
Escola Secundaria de Muatala
Nampula, Setembro de 2018
Índice
Introdução 3
Conceitos Básicos 4
Elementos de um HTML 4
Estrutura básica de um programa em HTML 5
Ergonomia e Ambiguidade de um website 5
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
O presente trabalho ira debruçar em torno dos conceitos básicos da linguagem HTML, ergonomia e ambiguidade de uma página Web, como objectivo de dotar o aluno de conhecimento em HTML assim como construção de Sites Web´s.
Assim o trabalho tem a seguinte estrutura: a introdução onde encontramos o tema e o objectivo do trabalho, conceitos basismos de HTML, a Ergonomia e Ambiguidade de Páginas Web´s, Conclusão e as respectivas referencias bibliografias
Conceitos Básicos
A sigla HTML serve para designar HyperText Markup Language a linguagem criada por Tim Berners-Lee na década de 1990, a qual é uma linguagem de marcação utilizada para desenvolver páginas web interpretadas pelos navegadores, fruto da fusão de dois padrões, o HyTime e o SGML.
HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo, já o SGML é um padrão de formatação de textos, conveniente para os requisitos necessários para o HTML.
Elementos de um HTML
Todas as páginas de HTML são compostas por elementos. Um elemento pode ser visto com um contentor em que é colocada uma secção de uma página web. Tudo o que estiver dentro desse contentor fica com as características desse mesmo elemento. Se, por exemplo, se quiser fazer uma tabela toda a informação referente a essa tabela terá que estar colocado no interior do elemento
Etiquetas ou Tags
Por vezes os termos elemento ou tag, de uma forma errada são usados indistintamente. Um elemento é composto por duas etiquetas: uma a abrir e outra a fechar. Apesar de no HTML esta distinção não ser muito importante já no caso do XHTML ela torna-se fundamental. Todas as tags são construídas da mesma forma. A etiqueta inicia-se com o sinal de “menor que” (). A forma da etiqueta para a abertura de um parágrafo é:
- A tag de terminação diferencia-se apenas por possuir uma barra (/) antes do nome do elemento:
- O conteúdo fica entre as etiquetas de início e fim:
Alguns elementos não precisam de uma tag de terminação porque não incluem qualquer tipo de conteúdo e são por isso denominados elementos vazios. É assim que, por exemplo, o elemento de quebra de linha não requer uma etiqueta de terminação.
Atributos e valores
Os atributos são outro elemento importante da linguagem HTML. Um atributo é utilizado para definir as características de um elemento. Por exemplo, para atribuir a cor a uma palavra utiliza-se o elemento FONT em conjunto com o atributo COLOR: . O sinal de igual e as aspas são fundamentais pois atribuem um valor a um atributo. A utilização de letras minúsculas ou maiúsculas no nome dos elementos, tags e atributos é indiferente para a interpretação que os browsers fazem delas.
Estrutura básica de um programa em HTML
Os elementos referidos em baixo são os mais básicos e aqueles estritamente necessários para programar uma página em HTML.
…. Definem o início e o fim do programa.
…. É o cabeçalho do programa e, normalmente, não aparece na janela web. Este elemento está aninhado no HEAD e escreve o título da página na barra de título no cima da janela do browser.
…. Contém o conteúdo principal da página web. Serve para inserir notas ou comentários sobre o programa e não são mostrados na janela do browser. Então, o documento mais simples em HTML, também conhecido como documento mínimo, terá a seguinte estrutura:
O body contém todo o texto e todas as imagens que constituem a página
A ordem de abertura e fecho das tags, como se pode ver, não é arbitrária e tem uma sequência hierárquica.
Ergonomia e Ambiguidade de um website
A ergonomia é a utilização de conhecimentos científicos relativos ao homem (psicologia, fisiologia e medicina) com o objectivo de melhorar o seu ambiente de trabalho. Geralmente, a ergonomia se caracteriza de acordo com dois componentes: eficácia, que consiste em adoptar soluções adequadas de uso de um produto, além do bom sentido do criador, e utilização, relativa à adequação às capacidades do usuário.
Esta última tem duas vertentes: o conforto de uso, que consiste em diminuir o cansaço físico e mental e a segurança, que consiste em escolher soluções adequadas para proteger o usuário.
Aplicada à web, a ergonomia de um website pode ser definida pela sua capacidade de responder eficazmente às expectativas dos usuários e fornecer-lhes uma navegação confortável. A principal dificuldade da ergonomia é a diversidade dos perfis de visitantes. Alguns critérios listados abaixo são determinantes para um website:
...