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A Orientação a Objetos

Por:   •  26/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

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Manual de Exercícios Prog. III | 2014

Luanda 2014

Resumo

Este material serve de apoio a cadeira de Programação III leccionada pela Faculdade de Engenharia e Novas Tecnologias, nos cursos de Engenharia Informática (2º ano) e Informática de Gestão (3º ano). A tecnologia utilizada é Java.

Índice

1. Introdução a tecnologia Java 4

2. Tipos de dados primitivos, Operadores e Estrutura de Controlo de Fluxos 5

3. Casting, Tipos Referenciados 6

4. Introdução a Orientação a Objectos 7

5. Modificadores de Acesso e Atributos da Classe 8

6. POO – Herança e Polimorfismo 9

7. Introdução a GUI 10

8. GUI e MVC e POO 11

9. Biblioteca JDBC Erro! Marcador não definido.

1.Introdução a tecnologia Java

Sobre Tecnologia Java Responda:

1.O que é a tecnologia Java?

2.Quem Criou a tecnologia Java?

3.Qual foi o propósito da sua criação?

4.Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia Java?

5.O que é o JVM?

6.Qual é a Principal função do JVM?

7.Explique por palavras simples o funcionamento da JVM?

8.O que é o JRE?

9.O que é o JDK?

10.Indique 4 plataformas de desenvolvimento Java e explique uma delas.

11.O que é uma API?

12.Quais tipos de programas “Ambiente ou plataforma” são possível desenvolver usando Java?

13.Quais são os sistemas Operativos que executam a tecnologias Java? Justifique a sua questão.

14.De forma resumida explique a evolução da tecnologia Java.

2.Tipos de dados primitivos, Operadores e Estrutura de Controlo e de Fluxos e entrada e saídas de dados

Sobre sintaxe e semântica responda:

1.Indique os tipos de dados primitivos que estudaste e explique cada um deles.

2.Quais são as diferenças que existem entre o byte, short, int e long?

3.Qual é a semelhança?

4.Em que condições devemos usar o tipo boolean?

5.Escreva sintaxe para declarar uma variável em java (usando tipo primitivo)?

6.Quais são as regras para declaração de uma variável?

7.Escreva a sintaxe para inicializar uma variável?

8.Em java toda a variável declarada deve ser inicializada. Justifique essa afirmação.

9.Declare 8 variáveis e inicialize-as usando todos tipos de dados primitivos estudados.

10. Quais são os operadores que estudaste explica cada um deles.

11. Elabore um exercício que efectua a soma de três variáveis (faça atribuição de valores).

12.Escreva a sintaxe para escrita no ecrã.

13.Escreva a sintaxe para a leitura de dados via teclado.

14.Reescreva o exercício 11 usando leitura de dados e escreva o resultado da soma.

15.Qual é a sintaxe para declarar uma variável constante?

16.Quais são as estruturas de controlo que estudaste e explique cada uma delas?

17.Qual é a diferença do if e do Switch?

18. Elabore um programa que dados três números verifica e escreva o maior entre eles. Obs.: use a estrutura de controlo if.

19.Elabore um programa que dado um número (1 à 5) escreva no ecrã o valor por extenso. Obs.: use a estrutura de controlo Switch.

20. Escreva a sintaxe das estruturas de repetição estudadas.

21.Elabore um programa que escreva no ecrã os números de 0 a 100. Obs.: aplique as estruturas repetitivas estudadas.

22.Elabore um programa que dado 10 números escreve no ecrã o seu somatório. Obs.: aplique as estruturas repetitivas estudadas.

3.Directivas de Contexto, Casting, Tipos Referenciados, Arrays

1.O que são directivas de contexto?

2.Para que servem as directivas de contexto?

3.Escreva a sintaxe de import , import static, package.

4.O que é Casting?

5.Usando conceitos de Casting, analise os exercícios que se seguem e faça a correcção caso seja necessário:

6.O que são tipos referenciados?

7.O que levou a criação de tipos referenciados?

8.Quais são as vantagens e desvantagens de tipos referenciados?

9.Exemplifique um tipo referenciado.

10.Escreva a declaração de uma variável usando tipo referenciado

11.O que são Vectores [Arrays]?

12.Escreva como é que se declara um vector .

13.Escreva como é que se inicializa um vector.

14.Para que serve a instrução new?

15.Escreva a declaração e inicialização de um vector, usando os 8 tipos de dados primitivos estudados.

16.O

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