A SUSTENTABILIDADE
Por: Yasmin Martins • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
YASMIN MARTINS DOS SANTOS – N919CC2
APS – SUSTENTABILIDADE
SÃO PAULO
2017
Objetivo do trabalho
Este trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Linguagem de programação orientada a objetos (DP) a fim de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em aula com a criação de aplicação utilizando a linguagem Java com foco em soluções tecnológicas para práticas de um futuro sustentável.
Introdução
A água é o bem natural mais precioso. Com ela realizamos a manutenção da vida humana, da fauna, flora. Geramos energia, usamos de combustível em nossos carros. Desde os primórdios da humanidade se conhece a importância da água, mas não de poupá-la.
Crescemos com a ilusão de que a água é um recurso natural infinito, afinal, um planeta onde 97% é constituído de água, nunca sofríamos com a falta dela.
O que aprendemos depois é que, desse total, apenas 1% é própria para o consumo humano, fazendo com que a água seja nosso verdadeiro ouro.
Muito se fala da economia de água, com os eventos recentes da humanidade, como a seca sem precedentes no nordeste, o esgotamento de nossos reservatórios, fez com que além de apenas “falar” sobre a economia, a população adotasse uma nova postura de consumo, fazendo com que o simples ato de limpar a calçada sofresse alterações. Lembrando que esta mudança de hábitos se tornou significante apenas quando a população sentiu na pele. e no bolso, o problema da falta de água.
Nesta luta quando o desperdício, a tecnologia teve papel importante ao oferecer meios para que além de mais acesso a informações sobre a real situação da água, possibilitou a criação de mecanismos, ferramentas e aplicações para facilitar e disseminar o consumo consciente.
A tecnologia e a sustentabilidade
A tecnologia é uma grande facilitadora da vida humana. Foram desenvolvidos métodos de obtenção de energia, combustível para veículos, manutenção e resfriamento de sistemas, entre outros. O que os métodos têm em comum é o uso da água.
No Brasil, nossa maior fonte de energia vem das hidrelétricas, que como o nome evidencia, utilizam a força das águas para gerar seu produto final.
Tornando assim, a humanidade mais dependente da água do que se imagina.
Problemas como o aquecimento global, o desmatamento e a poluição tem impacto direto na quantidade e a disponibilidade de água que temos no planeta, fazendo com que a discussão seja mais ampla.
Com essa preocupação, estudos foram realizados para estudar o comportamento humano e assim, encontrar novos meios para melhor uso da água.
Segundo a ONU, um indivíduo consegue viver confortavelmente fazendo uso de apenas 110 litros de água por dia, para atividades como escovar os dentes, tomar banho e alimentação. Porém números mostram que a população acaba consumindo mais do que é estimado.
Simples ações do dia a dia como tomar banho, escovar os dentes, limpar a casa são vilões na economia de água.
Nesta luta para economizar água, a conscientização coletiva tem papel fundamental. Na era da conectividade, foram desenvolvidos diversos meios de colaborar na eco monia. Desde dispositivos que desligam o chuveiro após determinado período de uso, torneiras conectadas que avisam quando estão abertas, entre outros.
...