A Segurança na Internet
Por: natachaoliveira • 14/3/2018 • Projeto de pesquisa • 1.891 Palavras (8 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
Natacha Oliveira
TIAT – Técnico de Animação e Informação Turística (1.º ano)
Navegação na Internet
Primeiro tema:
Costumo procurar sites de “procura de emprego” para fazer um part-time na qual encontrei um emprego que faço ao fim-de-semana.
Costumo também ver os sites de jornal de noticias, correio da manhã.
Vejo o meu Facebook, meu Twitter e o meu Instagram.
Vou muitas vezes ao Youtube ver vídeos, ouvir música e ver os youtubers.
E às vezes faço pesquisas para fazer os trabalhos da escola
Segundo tema:
- Na página do seu navegador Google, clique na opção “Gmail” na parte superior, como vou mostrar na imagem ao lado.[pic 2]
- Clique em criar uma conta.
[pic 3]
- Após clicar no botão “criar uma conta”, o site irá exibir uma ficha cadastral, na qual vai ter que preencher tudo.
[pic 4][pic 5]
- Preencha escrevendo o seu nome, sobrenome, escolha seu nome de usuário, crie uma senha, confirme a sua senha, escreva a sua data de nascimento, seu sexo, o número do telemóvel (sem esquecer de pôr os códigos da sua região), seu endereço de email atual, e prove que você não é um robô digitando o texto escrito na imagem que o site exibirá para você não se esqueça de selecionar o local em que está a concordar com os termos de serviço e a política de privacidade do Google.
- Logo em seguida, clique no botão “próxima etapa”.
- O site depois mostrará uma página em que informa o seu endereço de email.
- Clique na opção “prosseguir para Gmail”
[pic 6]
- Descobrirá uma nova página explicando um pouco mais sobre o serviço, benefícios e utilidades do site.
- Clique em “próxima” depois. [pic 7]
- Aparecerá uma imagem como a que está em baixo, informando que o seu endereço de email está pronto para ser utilizado.[pic 8]
- E por penúltimo clique onde diz “ir para o Gmail”
- E por fim o seu email já está criado.
[pic 9]
- Agora vou explicar como se envia um email e anexa ficheiros.
- Selecione o botão de nova mensagem, em seguida clique em “escrever”, no canto esquerdo superior da caixa de entrada.[pic 10]
- Digite o email de outra pessoa no campo “para”, que deve estar na parte superior da janela de nova mensagem
[pic 11]
- Insira um assunto para o email, apesar de opcional, o título dá mais contexto à mensagem.
- Anexe uma foto, vídeo, documento ou qualquer outro tipo de arquivo, na maioria da interface dos emails, há um ícone de um clipe de papel, e ao clicar nele, você conseguirá selecionar arquivos para enviar e anexar à sua mensagem.
[pic 12]
- De seguida carregue em enviar e foi enviado com sucesso a sua mensagem, neste caso o seu email.
- Terceiro tema:
O que é FTP?
- A sigla FTP significa File Transfer Protocol, que em português significa Protocolo de Transferência de Arquivos, sendo esta ferramenta usada em todo o mundo para a transferência de ficheiros, seja para a criação de website, ou mesmo para entregar ficheiros a pessoas que estão a milhares de quilómetros em poucos minutos. Este é o método mais usado para o “transporte” de todo o tipo de ficheiros na internet, dada a sua rapidez e segurança, é utilizado por todo o tipo de utilizadores, seja para funções pessoais ou profissionais.
- Para que serve?
- As transferências de ficheiros são usadas de diversas formas, a própria visita a um website é uma transferência de ficheiros, mesmo que temporários, o seu computador irá “receber” todas as imagens e sons que existam no website. Porém, para que isso seja possível, foi necessário que esses ficheiros fossem enviados para o website, através de um programa de FTP.
Assim, em termos resumidos, o FTP serve para enviar ficheiros para a criação e manutenção de websites, para permitir o acesso a ficheiros de grande dimensão (que de outra forma não seria possível) a outros utilizadores que se encontram a milhares de quilómetros de distância e até para criar “backups” dos seus próprios ficheiros.
- Tipos de comandos?
- O FTP funciona num ambiente cliente/servidor, isto é, a máquina remota é configurada como servidor e, consequentemente, espera que a outra lhe peça um serviço. Sob UNIX, o serviço é fornecido pelo que chamamos de daemon, uma pequena tarefa que funciona em segundo plano. O daemon do FTP chama-se FTPD.
- Existem vários softwares clientes, sendo que alguns deles são executados por uma linha de comando (ex.: o comando FTP, padrão instalado em vários sistemas operacionais). Porém, a grande maioria permite que o usuário manipule arquivos numa interface gráfica (ex: CuteFTP), tornando as transferências de arquivos mais fáceis.
- O protocolo FTP permite transferir um arquivo de cada vez, nos dois sentidos, entre a máquina cliente (a que iniciou a conexão, ou seja, a máquina que realizou a chamada) e a máquina servidor (a que prestou o serviço FTP, isto é, a máquina que recebeu a chamada). O protocolo FTP também permite realizar outras ações, como a criação e a eliminação de diretórios (com a condição de estarem vazios), a listagem dos arquivos, a exclusão e a alteração dos nomes de arquivos, etc.
[pic 13]
- Newsgroup
- Um newsgroup pode ser imaginado como sendo similar a um fórum de discussão online, embora tenha um formato muito mais antigo com, paradoxalmente, funções que o tornam mais poderoso e amigável ao usuário. Existem milhares de newsgroups existentes e eles cobrem uma ampla gama de assuntos. Eles são organizados numa ordem hierárquica que permite aos usuários essencialmente limitar suas escolhas de assinaturas àquelas que atendem especificamente suas necessidades. Esses grupos são hospedados num protocolo separado da maioria do tráfego Internet e exigem alguns softwares especializados para que possam ser acessados. O uso desse software é muito fácil de aprender.
- Os newsgroups têm uma função que permite a eles serem utilizados para compartilhamento de arquivos. Isso não era seu objetivo inicial, mas é um meio muito eficiente de fazer isso. Os grupos que focam em compartilhamento de arquivos têm o nome “binary” no seu nome.
- Nos newsgroups, um usuário pode fazer o upload de um arquivo que pode, por sua vez, ser baixado por um número ilimitado de outros usuários. O modo pelo qual as mensagens de newsgroups são propagados envolve vários servidores diferentes o que significa que cada usuário está apenas fazendo o download de seu próprio servidor. Isso evita que a demanda de banda de transmissão seja focada num só servidor e aumenta a velocidade quando se baixam arquivos grandes. Diferente de outros sistemas de compartilhamento de arquivos, os usuários são encorajados a fazerem o “leech” num newsgroup. É perfeitamente aceitável baixar arquivos e não fazer o upload do mesmo conteúdo. De fato, devido às configurações do servidor, reduzem-se muito as demandas de banda de transmissão quando se faz assim
[pic 14]
- Segurança na Internet: que cuidados deveremos ter na utilização da Internet
1. Cuidado com o que publica a seu próprio respeito
- Algumas pessoas se expõem demais nas redes sociais, postando fotos de sua casa, seus pertences, viagens. E pior, muitas até avisam quando estarão viajando dando todas as dicas para que pessoas mal-intencionadas possam agir.
2. Não acredite em tudo o que vê
...