ANÁLISE E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Por: andrecanario • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS – CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROFESSOR: Duílio Andrade
DISCIPLINA: ANÁLISE E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FLUXO: 2015.1
ALUNO: André Luis Canário da Conceição
Matricula: 384122072
QUESTÕES
1) No texto “A Pipoca”, Rubem Alves faz referência, dentre outras questões, ao movimento transformador. Nessa perspectiva e com atenção à metáfora do milho/pipoca, explique as características “negativa” e “positiva” da atitude filosófica e escreva de forma coerente a respeito das semelhanças entre a atitude filosófica e a disponibilidade às mudanças/transformações (Valor:2,0).
Resposta: Podemos destacar como positivos, quando o autor destaca que a transformação só acontece quando passamos pelo fogo, ou seja, quem não passa por ele (fogo) não muda. Quando o autor também compara o milho que após passado pelo fogo se transforma em flores brancas e que não só pela água, mas sim, pelo óleo.
Resposta: Podemos destacar como negativo, quando o autor destaca o milho como sendo mirrado, subdesenvolvido, e que se fosse agricultor “ignorante” e se estes grãos estivessem entre os graúdos trataria de se livrar dos grãos, mas relata que do ponto de vista do tamanho o milho de pipoca não pode ser comparado aos milhos normais.
Resposta: Podemos destacar como atitude filosófica quando o grão de pipoca se não passar pela transformação continuará milho de pipoca.
Resposta: Podemos destacar como disponibilidade as mudanças, quando o autor destaca sobre o uso de agua e sem sucesso utiliza-se o óleo e assim se consegue ver a transformação, então devemos sempre estar disponível para as mudanças, sejam elas, positivas ou negativas à verdade é que devemos sempre estar atentos e dispostos a mudar.
2) Rubem Alves afirma que “[...]a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.”
Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a presentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características (estudadas no E-book de Filosofia) da Ideologia, explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da emancipação. (Valor: 2,0)
Resposta: Representação social – Propaganda enganosa, mostra a sociedade unida, sem desigualdade social. Para que essa realidade mude, é preciso mudar a si próprio e suas atitudes em relação ao próximo e ao meio em que vive, mas tem que ocorrer essa mudança na sociedade em geral, só assim poderá haver um mundo melhor. Porém é impossível que haja uma igualdade social num mundo capitalista, mas é possível que haja uma intervenção para melhoria de vida a aqueles que necessitam.
Explicação da realidade – Demonstra em prol que as autoridades quem comandam, que não adianta ter movimentos sociais para mudança e melhorias, que de fato isso só ocorrerá se o governo aceitar. Este é um exemplo da realidade do Brasil, a maioria da população quer tirar a ‘’ presidenta ‘’ do poder, com o impeachment, porém isso não ocorrerá se o governo não quiser.
3) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido: (Valor: 1,5)
→ Questão 03, opção de tema A – Ética e Moral
Destacarei aqui definições para cada tema:
Podemos destacar sobre ÉTICA que a mesma influencia as regras de conduta de uma sociedade, onde podemos exemplificar por exemplo: A pessoa que consome carne, pois a mesma não está deixando de cumprir nenhuma norma social.
Quanto a MORAL, esta, influencia nas regras de conduta de uma pessoa, onde por exemplo: para uma sociedade pode parecer ético caçar animais, mas para algumas pessoas é algo imoral, pois a pratica vai de encontro a liberdade dos animais.
...