ATPS DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Por: catano79 • 1/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.006 Palavras (9 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC - UNIABC
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
ARTUR DE SOUZA JARDIM – RA: 7250610849
FABIO RODRIGUES DOS SANTOS – RA: 7419625076
GABRIEL ARRUDA DA SILVA – RA: 1299732288
RENATO MARCI – RA: 9976721485
MICHAEL K. ONO – RA: 9976739308
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
SANTO ANDRÉ
2015[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC - UNIABC
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
ARTUR DE SOUZA JARDIM – RA: 7250610849
FABIO RODRIGUES DOS SANTOS – RA: 7419625076
GABRIEL ARRUDA DA SILVA – RA: 1299732288
RENATO MARCI – RA: 9976721485
MICHAEL K. ONO – RA: 9976739308
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Desenvolvimento de Atividade Prática Supervisionada, como complemento à aprovação na disciplina de Organização de Computadores, sob a orientação do Prof.º Adilson Claudio Fabiano Masiero.
SANTO ANDRÉ
2015[pic 3][pic 4][pic 5]
RESUMO
O objetivo desta atividade é demonstrar a diferença das arquiteturas de Von Newman e a de Harvard. Vamos demonstrar o funcionamento das Arquiteturas, suas principais características, e sua importância no desenvolvimento da computação. Faremos uma breve comparação entre essas duas tecnologias e suas finalidades.
Palavras chaves: Arquitetura, Von Newman, Integração, Harvard, Organização.
[pic 6]
SUMÁRIO
1. Introdução.................................................................................................................5
2. Arquitetura de Von Neumann...................................................................................5
2.1 Componentes..............................................................................................6
3. Arquitetura de Harvard.............................................................................................7
3.1 Uso de Caches............................................................................................8
4. Comparativos...........................................................................................................9
4.1. Von Newmann...........................................................................................9
4.2. Harvard.....................................................................................................10
Conclusão...................................................................................................................11
Bibliografia e Webgrafia.............................................................................................12
[pic 7]
1. Introdução.
Vamos apresentar as arquiteturas de Von Newmann e a de Harvard e com a coleta de informações vamos apresentar um comparativo de tecnologias. Não iremos dizer qual a melhor ou não, e sim mostrar as características e diferenças de cada padrão apresentado.
2. Arquitetura de Von Neumann
A arquitetura Von Neumann, também conhecido como o modelo de Von Neumann e Arquitetura Princeton, é uma arquitetura de computador baseado no descrito em 1945 pelo matemático e físico John Von Neumann e outros no primeiro projeto de um relatório sobre o EDVAC. Isto descreve uma arquitetura de design para um computador digital eletrônico com partes constituídas por uma unidade de processamento que contém uma unidade lógica e processador aritméticos e, uma unidade de controle que contém um registo de instruções e contador de programa, uma memória para armazenar dados e instruções, armazenamento de massa externo, e os mecanismos de entrada e de saída. O significado evoluiu para ser qualquer computador de programa armazenado no qual uma busca de instrução e uma operação de dados não podem ocorrer ao mesmo tempo, porque eles compartilham um barramento comum. Isto é referido como o gargalo de Von Neumann e muitas vezes limita o desempenho do sistema.
O desenho de uma arquitetura de Von Neumann é mais simples do que a arquitetura Harvard mais moderna que também é um sistema de programa armazenado, mas tem um conjunto dedicado de endereços e de dados para leitura a partir da gravação de dados em memória, e outro conjunto de endereço e dados para ir buscar instruções.
Um computador digital de programa armazenado é aquele que mantém as suas instruções do programa, bem como seus dados, em leitura e escrita, memória de acesso aleatório (RAM). Computadores de programa armazenado foram um avanço sobre os computadores controlados por programas da década de 1940, como a Colossus e da ENIAC, que foram programados, definindo interruptores e inserindo remendos para leva dados e sinais de controle entre as várias unidades funcionais. Na grande maioria dos computadores modernos, a mesma memória é usado para dados e instruções de programa, e a distinção Von Neumann versus Harvard aplica-se a arquitetura do cache, e não a memória principal.
2.1. Componentes
O ENIAC continha 17.468 tubos de vácuo, 7200 diodos de cristal, 1500 relés, 70.000 resistores, 10.000 Capacitores e aproximadamente 5.000.000 juntas soldadas à mão. Ele pesava mais de 30 toneladas, foi de aproximadamente 2,4 m × 0,9 × 30m de tamanho, ocupado 167m2 e consumiu 150 kW de eletricidade. Este requisito de energia levou ao rumor de que sempre que o computador foi ligado, as luzes em Filadélfia ficavam esmaecidas. O acesso ao ENIAC era possível a partir de um leitor de cartões IBM. Um soquete de placa IBM foi usada para a saída. Estes cartões podem ser utilizados para produzir impressos de saída off-line utilizando uma máquina de contabilidade IBM, tal como o IBM 405.
O ENIAC utilizava anéis contadores de dez posições para armazenar dígitos; cada dígito necessário 36 tubos de vácuo, 10 dos quais eram os triodes dupla que compõem os flip-flops do contador anel. A aritmética foi realizada por "contar" pulsos com os contadores de anel e gerando pulsos, sendo que a ideia é imitar eletronicamente a operação das rodas de dígitos de uma máquina de adição mecânica. Também tinha 20 acumuladores assinados dez dígitos, que utilizaram a representação de complemento de dez e poderia realizar operações de 5000 adição ou subtração simples alguma entre eles e uma fonte (por exemplo, outro acumulador ou um transmissor constante) a cada segundo. Foi possível ligar vários acumuladores para que sejam executados simultaneamente, de modo a velocidade de pico de operação era potencialmente muito maior, devido à operação paralela.
...