Analyse e involvement ed sistemas
Por: 3157THIAGO . • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 777 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
ADS3 - Desenvolvimento de Interface Gráfica de Usuário
Questões para a Avaliação Sub
Módulo: Implementação de Sistemas Cliente Servidor
Tema: Desenvolvimento de Interface Gráfica de Usuário
Professor: Rafael Guimaraes Sakurai
Qtd. Questões Dissertativas: 3 - 6
Valor Nota: 6,0
Exercício 1 (1.0 ponto) – Está é uma aplicação que converte temperaturas de Celcius ºC para Fahrenheit ºF e vice-versa, após isso apresenta o valor calculado no lugar do label “Resultado”.
[pic 1]
Componentes da tela:
Caixa de Combinação (JComboBox) nome da variável: escala
Campo de texto (JTextField) nome da variável: valor
Botão (JButton) nome da variável: converter
Label (JLabel) nome da variável: resultado
Implemente a ação que o botão “Converter” deve executar para converter uma temperatura de Celcius ºC para Fahrenheit ºF e vice-versa, utilize a seguinte formula:
C = (F – 32) / 1.8
F = C * 1.8 + 32
private void converterActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
}
Exercício 2 (2.0 pontos) – Temos uma aplicação para cadastrar dados de uma pessoa e seu endereço.
[pic 2]
Componentes da tela:
Campo de texto (JTextField) nome da variável: nome
Campo de texto (JFormattedTextField) nome da variável: cpf
Campo de texto (JFormattedTextField) nome da variável: dataNasc
Campo de texto (JTextField) nome da variável: endereco
Campo de texto (JTextField) nome da variável: numero
Campo de texto (JFormattedTextField) nome da variável: cep
Campo de texto (JTextField) nome da variável: bairro
Campo de texto (JTextField) nome da variável: cidade
Botão (JButton) nome da variável: gerarRelatorio
Botão (JButton) nome da variável: novo
Crie a classe Pessoa e Endereco para armazenar os dados do formulário e ao clicar no botão “Gerar Relatório” guarde as informações da tela em objetos das classes Pessoa e Endereco.
Observação: Não precisa escrever na classe Pessoa e Endereco os métodos get/set de cada atributo.
public class Pessoa {
}
public class Endereco {
}
private void gerarRelatorioActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
}
Exercício 3 (1.0 ponto) – Quando trabalhamos com interfaces gráficas em Java, utilizamos componentes gráficos da linguagem através da API de Swing. Cite ao menos quarto exemplo destes componentes Swing (ou seja, classes do pacote javax.swing) e diga para que servem:
Nome:
Descrição:
Nome:
Descrição:
Nome:
Descrição:
Nome:
Descrição:
Questão 4) (1.0 ponto) Ao clicar no menu Lista de Emprestimos, deve abrir uma nova tela que irá apresentar todos os emprestimos realizados, a classe que representa essa tela chama RelatorioEmprestimo.java.
[pic 3]
Implemente o método que será acionado ao clicar no menu Lista de Emprestimos:
private void menuListaEmprestimoActionPerformed(ActionEvent evt) {
}
Questão 5) (1.0 ponto) Vamos desenvolver uma aplicação para cadastrar contatos telefônicos. Após preencher os dados do nome e telefone, o usuário clica no botão Adicionar que irá validar se os campos foram preenchidos e após isso adiciona os dados na tabela.
[pic 4]
Componentes da tela:
Campo de texto (JTextField) nome da variável: nome
Campo de texto (JTextField) nome da variável: telefone
Botão (JButton) nome da variável: adicionar
Tabela (JTable) nome da variável: tabela
Observação: para representar o modelo de uma tabela utilize a classe DefaultTableModel.
Implemente o método que será executado ao clicar no botão Adicionar:
private void adicionarActionPerformed(ActionEvent evt) {
}
Respostas:
Resposta exercício 1)
String opcao = (String) moedas.getSelectedItem();
...