Apostila Arquitetura de Computadores
Por: Plant • 30/5/2019 • Trabalho acadêmico • 13.662 Palavras (55 Páginas) • 272 Visualizações
Organização e Arquitetura de Computadores
Ementa
- Histórico e Conceitos Básicos.
- O Sistema de Computação.
- Barramentos.
- Memória Interna e Externa.
- Entrada e Saída.
- Suporte ao Sistema Operacional.
- A Unidade Central de Processamento.
- Unidade Lógica e Aritmética.
- Conjunto de Instruções.
- Endereçamento.
- Registradores, pipelines, caches.
- CISC e RISC.
- Paralelismo de Instruções.
- Unidade de Controle.
- Arquiteturas Paralelas.
Objetivos
- Estimular o desenvolvimento de uma visão crítica em relação às tecnologias computacionais existentes para uma dada aplicação.
- Familiarizar os alunos com os elementos que compõem um sistema de computação, bem como com as soluções (implementação e tecnologia) atuais usadas.
Introdução
Todos sabemos que os computadores se tornaram parte da vida rotineira. O trabalho inteligente que eles executam com uma dada instrução vale à pena a sua exploração. À primeira vista, uma questão comum que surge quando começamos a estudar o funcionamento dos computadores é: “que tipo de processo está acontecendo dentro de um computador quando lhe damos uma instrução ou comando? o que acontece dentro dele?” É isto que vai ser explorado nesta apostila.
Como o tema abordado é Organização e Arquitetura de Computadores, deve-se primeiramente diferenciar os termos organização e arquitetura.
A Organização de Computadores está focada na forma com que os componentes de hardware estão interconectados para formar um sistema computacional.
A Arquitetura de Computadores preocupa-se com a estrutura e comportamento dos vários módulos funcionais de um computador, e como eles interagem para atender às necessidades de processamento do usuário.
Sistemas Computacionais
- Computador _máquina capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos.
[pic 1]
O computador segue conjuntos de instruções(ALGORITIMOS), que formam os programas.
EX.:
Algoritmo para somar 100 números.
1. Escrever e guardar N=0 e SOMA=0
2. Ler número de entrada.
3. Somar valor do número ao de SOMA e guardar resultado em SOMA.
4. Somar 1 ao valor de N e guardar resultado como novo N.
5. Se valor de N for menor que 100, então passar para item 2.
6. Senão: imprimir valor de SOMA.
7. Parar.
Como representar os dados no computador?
• 26 caracteres alfabéticos minúsculos _a, b, c, ...
• 26 caracteres alfabéticos maiúsculos _A, B, C, ...
• 4 símbolos de pontuação _. , ; :
• 10 caracteres numéricos _0, 1, 2, 3, ...
• Símbolos de operações matemáticas _+ - * /
• Outros símbolos _( ) ? # $ % @ & ...
Um computador, em sua lógica, pode ter uma dos seguintes sistemas numéricos:
• Sistema decimal _10 dígitos (0, 1, 2, ..., 9).
• Sistema octal _8 dígitos (0, 1, 2, ..., 7).
• Sistema Hexadecimal _16 dígitos (0, 1, 2, ..., 9, A, B, C, D ,E, F).
• Sistema binário _2 dígitos (0 e 1).
Porém, uma máquina com linguagem binária é mais barata, mais confiável, consome menos recursos e pode processar dados de modo mais eficiente que outra máquina com outro tipo de sistema. Os computadores atuais utilizam como base o sistema binário.
[pic 2]
Tipos de Linguagem
• Linguagem de máquina _0 (zero) e 1 (um).
• Linguagem de alto nível _C, Delphi, Java, etc.
[pic 3]
[pic 4] [pic 5][pic 6]
Proposta de Arquitetura de John von Neumann (em 1945)
• 1. Unidade Lógica e Aritmética (CA)
— Se um computador deve realizar operações matemáticas, precisa de uma unidade específica
• 2. Memória (M)
— Se um computador vai realizar operações complexas, precisade memória
• 3. Unidade de Controle (CC)
— A sequência apropriada de operações será mais eficiente se realizada por uma unidade de controle central
• 4. Unidade de Entrada (I)
— Se um computador deve receber dados do exterior, precisa transferir esses dados através de uma unidade específica
• 5. Unidade de Saída (O)
— Se um computador deve retornar resultados para o exterior, precisa de uma unidade específica
- Essas 2 partes são os neurônios sensoriais (E) e motores (S)!
CA – Central Arithmetic; M – Memory; CC - Central Control; I – Input; O – Output.
[pic 7]
BREVE HISTÓRICO
Computadores mecânicos (Geração zero)
Computadores comerciais (1ª Geração)
[pic 8]
• 1947 – Eckert-Mauchly Computer Corporation.
• UNIVAC I (Universal Automatic Computer).
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