Arquitetura dos computadores
Por: Tiago Januario • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 303 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Introdução a Arquitetura de Computadores
O ENIAC foi tido como marco inicial para informática, ele foi o primeiro computador programável universal da história, conseguia realizar cinco mil operações por segundo e seu funcionamento era baseado em válvulas e no sistema decimal. Começou a ser construído em 1943 a pedido do governo americano para a faculdade da Pensilvânia, realizando cálculos acelerando os procedimentos manuais para fins militares.
A arquitetura base para os computadores atuais é a máquina de Von Neumann, ela permite resolver qualquer problema em forma de algoritmo. Desde então o computador tem evoluído com uma velocidade muito rápida, mas a base de arquitetura computacional ainda é a mesma, tendo Processador, memória principal, periféricos e os barramentos, essa base de arquitetura computacional é seguida até hoje, claro que com melhoramentos mas com a mesma ideia da máquina de Von Neumann.
Processador
É a parte de um sistema computacional que realiza as instruções de um programa de computador, executa a aritmética básica, lógica e a entrada e saída de dados.
Memória principal
É a memória que trabalha mais próximo do processador, mais conhecida como memória RAM, é uma memória rápida mas tem a caracteriza de ser volátil, ao reiniciar o computador os dados armazenados nela se perdem. Ela é organizada de forma que o processador ao executar um programa ele saiba exatamente qual a posição de memória ele vai pegar um determinado dado para executar uma operação.
Periféricos
São responsáveis pela a entrada e a saída de dados do computador, responsável pela comunicação entre o computador e o mundo externo. Por exemplo teclados, mouse, impressoras, disquetes, pen drives, etc.
Barramentos
É responsável pela comunicação entre os dispositivos de um sistema de computacional, interligando os dispositivos e fazendo o transporte de dados.
...