Atividades Práticas Supervisionadas de Sistemas Operacionais
Por: Gabi Vitoria • 14/6/2015 • Seminário • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
Faculdade Anhanguera
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
Douglas Francisco Xavier – 2496848860
Fernando Marques Murça – 2485708847
Gabriela Vitória Alves Almeida – 484634020
Isaac Flora – 1583988058
Lucas Eduardo Santos da Silva – 2496836757
Atividades Práticas Supervisionadas de Sistemas Operacionais
Professor: Felipe Siqueira
Sorocaba, 20 de Maio de 2015
SUMÁRIO
Relatório 01: Gerenciamento de Memória.
1. Técnica de Gerenciamento de Memória
2. Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual
3. Gerenciamento de Memória Virtual
4. Sistemas de Gerenciamento de Memória
Relatório 01: Gerenciamento de Memória.
Técnica de Gerenciamento de Memória
Windows: O Windows, normalmente tem algumas limitações quanto se trata de memórias, pois o endereço físico e a memória virtual dele tem em media 32 bits de armazenamento, e isso em media ocupa os 4GB disponibilizados pela memória RAM.
Parte da memória é reservada para a execução dos processos, o quem em sistemas de 32bits, pode haver problemas em seu gerenciamento, porem se contarmos com um sistemas de 62bits, o suporte de RAM é muito maior, então seus endereços virtuais ficam registrados em blocos de informações com o dobro de tamanho.
Hoje em dia contamos o Windows 7/8 que podem utilizar do suporte PAE, que expande esses 32bits, para mais que 4GB, podendo assim armazenar e trabalhar com ate 128 GB de memória física.
O PAE não necessita de um sistema operacional certo e por isso não vem alocado aos SO da Microsoft, para usá-lo é necessários drives certos e o seu hardware instalo na maquina.
Linux: A base de gerenciamento do Linux é a alocação de memórias no núcleo que reservam uma área de memória dinamicamente em paginas por rotinas de controle. Mas o núcleo não é único jeito de jeito de reservar memória, á também a memória cache de áreas de armazenamento temporário e a memória cachê de páginas.
Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual
Linux: o Uso de espaço de enderesamento de cada processo é chamado de Gerenciamento de memoria Virtual, páginas entre o disco e a memória como um conjunto de regiões separadas pelo administrador de memória virtual.
O espaço de endereçamento consiste em regiões separadas, cada qual consistindo em um espaço contíguo de páginas. Sua estrutura vrn_area_struct, contém propriedades que incluem direitos de acesso do processo para realizar operações de leitura, escrita e execução nessa região, assim como dados relativos aos arquivos associados á região.
Seus processos são organizados de uma maneira de ordem binária balanceada, para possibilitar uma pesquisa eficiente por uma região correspondente a um endereço virtual.
Windows: A arquitetura de Von Neumann, que lê-se os dados do disco rígido na memória RAM, antes de tudo e depois ocorre o processamento por parte da CPU. A memória virtual (muita vezes em maquinas de baixa memória) também pode ser utilizada nesta arquitetura na situação onde a RAM já está sobrecarregada e não consegue mais manter todos os programas abertos ou funcionando com perfeição ou também em situação que o programa esta rodando a um longo período e precisa de mais memória para sua execução.
Quando acontece alguma das situações acima, o sistema operacional desloca os processos menos utilizados da memória RAM e armazena no HD, copiando de volta para a memória RAM quando necessário.
Gerenciamento de Memória Virtual
Windows: Para maior desempenho deste SO junto com a memória RAM, quanto mais memória instalada na maquina melhor será seu desempenho.
Ele é capaz de prever quais dados a ser priorizados ou esquecidos de acordo com o contexto de uso da cada maquina junto com a memória RAM.
Ao carregar na memória todos os softwares necessários para o bom funcionamento do sistema devem separar a memória física da memória virtual. A memória física recebe o essencial, como o próprio sistema operacional e as aplicações que o usuário estiver usando no momento, isso explica por que o desempenho do computador melhora quando instalamos novos pentes de memória.
...