Atps Teoria da Computação
Por: edgar.fernandes • 18/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.348 Palavras (6 Páginas) • 300 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATPS – Teoria da Computação
Prof.
2016
INTRODUÇÃO
A atividade consiste na elaboração de relatórios com diversos modelos lógicos computacionais ilustrando soluções de processos realizados nas unidades prisionais.
Etapa 1
Relatório 1: Diagrama do autômato finito determinístico do mecanismo de segurança da porta de entrada e das portas de acesso aos setores.
No relatório atual terá as seguintes representações:
- E = Setor de Entrada do Presídio.
- D = Setor do Detector de metais e porta Eletrônica.
- C = Setor do Leitor de Cartão Magnético.
- P = Porta de Acesso a Sala de Visitas.
- S1 = Sala 1 de Visita.
Contendo os seguintes estados:
- 0 = Proibido a entrada do Visitante.
- 1 = Permitido a entrada do Visitante.
- S1 = Sala 1.
Abaixo segue detalhes do funcionamento passo a passo do mecanismo de segurança:
[pic 1]
- O acesso inicial do visitante na Entrada será livre (representado por 1) até o detector de metais. O autômato passa então de E para D consumindo 1.
[pic 2]
- Chegando ao detector de metais (D), caso o visitante esteja com posse de objetos metálicos ou algum tipo de dispositivo de comunicação, a visita permanecerá em loop neste setor até que atenda as regras necessárias para seguir para a próxima etapa. O autômato realiza um loop de D para D consumindo 0.
[pic 3]
- Após atender as regras do detector de metais terá permissão concedida (representado por 1) até o setor de Leitura do Cartão Magnético (C). O autômato passa então de D para C consumindo 1.
[pic 4]
- Para o visitante seguir para a próxima etapa é obrigatório a posse de um cartão, caso não tenha o visitante permanecerá neste setor até adquirir o seu cartão. O autômato realiza um loop de C para C consumindo 0.
[pic 5]
- Com posse do cartão magnético o visitante poderá acessar a porta de acesso a sala de visitas (P). O autômato passa de C para P consumindo 1.
[pic 6]
- Com seu cartão magnético com permissão limitada para a sala 1 (S1), o visitante poderá caminhar apenas para essa sala, limitando a possibilidade de ir para outros setores. O autômato passa de P para S1 consumindo S1.
[pic 7]
- Como o visitante tinha limitação de acesso apenas para essa sala o autômato chega a seu estado final.
[pic 8]
[pic 9]
- Finalmente temos o estado final do funcionamento com o passo a passo do mecanismo de segurança e três testes de acesso, onde:
- 1,0,1,1,S1 = Entrada do visitante, Barrado no detector de metais, Passo do detector de metais, Passou pelo leitor de cartão magnético, Passou pela porta de acesso e acessou a Sala 1 de Visita.
- 1,1,1,S1 = Entrada do visitante, Passou pelo detector de metais, Passou pelo leitor de cartão magnético, Passou pela porta de acesso e Chegou a Sala 1 de Visita.
- 1,1,0,S1 = Entrada do visitante, Passou pelo detector de metais, Não adquiriu um cartão magnético, Tentou acesso direto a Sala 1 de Visita e foi barrado.
Etapa 2
Relatório 2: Diagrama do autômato finito não determinístico e autômato finito não determinístico com Pilha do controle de abrir e fechar as portas de acesso aos setores.
Autômato finito não determinístico com pilha do mecanismo de segurança:
No relatório atual terá as mesmas representações da etapa anterior:
- E = Setor de Entrada do Presídio.
- D = Setor do Detector de metais e porta Eletrônica.
- C = Setor do Leitor de Cartão Magnético.
- P = Porta de Acesso a Sala de Visitas.
- S1 = Sala 1 de Visita.
Contendo os seguintes estados:
- 0 = Proibido a entrada do Visitante.
- 1 = Permitido a entrada do Visitante.
- S1 = Sala 1.
- A = ACESSO - Registrando na pilha a permissão de entrada do visitante.
- B = BLOQUEIO - Registrando na pilha a proibição de entrada do visitante.
- Z = Estado inicial da Pilha (representado nos testes).
[pic 10]
- O acesso inicial do visitante na Entrada será livre (representado por 1) até o detector de metais. O autômato passa então de E para D consumindo 1 não lendo nada na pilha e gravando A na pilha.
- Chegando ao detector de metais (D), caso o visitante esteja com posse de objetos metálicos ou algum tipo de dispositivo de comunicação, a visita permanecerá em loop neste setor até que atenda as regras necessárias para seguir para a próxima etapa. O autômato realiza um loop de D para D consumindo 0 lendo A da pilha e gravando B na pilha.
- Após atender as regras do detector de metais terá permissão concedida (representado por 1) até o setor de Leitura do Cartão Magnético (C). O autômato passa então de D para C consumindo 1 não lendo nada na pilha e gravando A na pilha.
- Para o visitante seguir para a próxima etapa é obrigatório à posse de um cartão, caso não tenha o visitante permanecerá neste setor até adquirir o seu cartão. O autômato realiza um loop de C para C consumindo 0 lendo A da pilha e gravando B na pilha.
- Com posse do cartão magnético o visitante poderá acessar a porta de acesso à sala de visitas (P). O autômato passa de C para P consumindo 1 não lendo nada na pilha e gravando A na pilha.
- Com seu cartão magnético com permissão limitada para a sala 1 (S1), o visitante poderá caminhar apenas para essa sala, limitando a possibilidade de ir para outros setores. O autômato passa de P para S1 consumindo S1 lendo nada na pilha e gravando A na pilha chegando ao seu estado final.
Abaixo temos o estado final do funcionamento com o passo a passo do mecanismo de segurança e três testes de acesso com pilha, onde:
...