Avaliação de IHC do sistema “AI Q FOME”
Por: Juliana Cristina • 31/7/2016 • Trabalho acadêmico • 3.176 Palavras (13 Páginas) • 500 Visualizações
Avaliação de IHC do sistema “AI Q FOME”
Juliana Cristina Reis Gomes
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) - Universidade Federal de Ouro Preto
Campus João Monlevade – MG – Brasil
julianacrgomes@gmail.com
ReSUMO
24 de julho de 2016. O intuito desse trabalho foi avaliar a experiência de uso de um sistema no contexto de cidades inteligentes. Para isso foram convidados usuários com perfis diferentes e também foram utilizados diferentes métodos de avaliação de IHC.
O sistema avaliado foi o “AIQFOME”, na cidade de João Monlevade para verificar sua facilidade de aprendizado, facilidade de recordação e eficiência. Os resultados obtidos através de analises e considerando que o avaliador não é um profissional da área, foram positivos quanto aos quesitos avaliados.
Palavras-chave
Usabilidade, Avaliação de IHC, Eficiência, Facilidade de aprendizado e recordação.
INTRODUção
Atualmente a interação humano-computador, ou seja, o interesse em qualidade de uso dos sistema e o impacto na vida dos seus usuários é um assunto que vem ganhado cada vez mais importância. O que é valido uma vez que há um grande crescimento das tecnologias de informação e comunicação em diversas áreas, como entretenimento, comunicação, educação, saúde e diversas outras.
O seguindo trabalho expõe uma avaliação de IHC do sistema “AI Q FOME”, um aplicativo de pedido de “comida” de diversos tipos como lanches, refeições, sorvetes e afins. Presente em seis estados e diversas cidades, foi desenvolvido com o objetivo de agilizar um pedido com a opção de entrega em domicilio. Em João Monlevade - MG, cidade onde o sistema foi avaliado, há doze estabelecimentos cadastrados, ate a presente data.
O sistema possui uma área de cadastro que além dos dados tradicionais como nome, telefone e endereço, é preciso preencher data de nascimento e senha, e opcional, CPF e apelido. O cadastramento é obrigatório para concluir o pedido. Há uma área com os estabelecimentos, que além do nome, descreve o produto do estabelecimento e o horário de funcionamento. Nesta área é possível fazer pesquisas por nome, culinária e promoções. A área do estabelecimento possui o horário de funcionamento, o cardápio e os valores.
A avaliação buscou verificar a usabilidade do sistema, ou seja, qual foi o tempo e esforço necessário para o usuário aprender a utilizar o sistema ou a recordar seu uso e se a aplicação é tão eficiente quanto ou melhor do que a forma de pedido tradicional (por telefone). Para diagnosticar todos esses pontos, a avaliação foi feita com 3 grupos de diferentes perfil e 3 métodos de avaliação.
PLANEJAMENTO
Para verificar problemas na interação e na interface do sistema foi utilizada uma técnica de avaliação de cada método. Começou-se pelo método de observação com o teste de usabilidade com o objetivo de apurar a facilidade de aprendizado e recordação dos usuários. Em seguida passou-se pra o método de investigação com o grupo de foco com o objetivo de julgar a eficiência do sistema. A avaliação foi finalizada no método de inspeção com o percurso cognitivo com o objetivo de estimar a facilidade de aprendizado.
Todos os testes de avaliação do sistema pelos usuários e avaliador foram feitos no website do “AIQFOME”. Utilizou-se um computador portátil da marca Samsung, Modelo NP270E5E, no sistema operacional Windows 10.
O perfil dos participantes da avaliação foram estudantes da Universidade Federam de Ouro Preto, do curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, com idade entre 18 e 25 anos e que moram em repúblicas. Foram 15 participantes diferenciados em 3 grupos: 5 deles nunca haviam utilizado o sistema; os outros 5 utilizam eventualmente e os 5 restantes utilizam constantemente.
A tarefa definida para teste foi fazer um pedido de uma pizza no estabelecimento Tropical. Essa tarefa foi empregada no teste de usabilidade realizado pelos participantes e no percurso cognitivo realizado pelo avaliador.
Teste de usabilidade
Um teste de usabilidade foi projetado para avaliar o desempenho dos usuários ao realizar um pedido de pizza no website do “AI Q FOME”. Foram coletados dados na entrevista pré-teste e pós-teste e na observação. Alguns dados coletaram foram: se o participante utiliza muitos sistemas e aplicativos no cotidiano, se achou difícil interagir com o sistema em questão, o tempo que o mesmo levou para realizar a tarefa, o número de erro cometido, dentre outras.
No grupo de foco participaram apenas 9 pessoas das 15 que realizaram o teste de usabilidade mas manteve-se os diferentes tipos de grupos. Não foi determinado um tema, falou-se do sistema como um todo, apontando críticas, discutindo melhorias e conversando sobre dificuldades. Questão muito discutida foi sobre o cancelamento do pedido.
Na realização do percurso cognitivo foi a hora do próprio avaliador verificar a qualidade de usabilidade do sistema, tentando se colocar no papel do usuário e detalhar como seria sua interação com o sistema. Para isso foram definidos os passos necessários para a realização da tarefa e as seguintes questões respondidas para cada um desses passos: “O usuário tentaria atingir o efeito correto?”, “O usuário perceberia que a ação correta está disponível?”, “O usuário conseguiria associar a ação correta com o efeito que está tentando atingir?”, “Se a ação correta for realizada, o usuário perceberia que está progredindo para concluir a tarefa?”.
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