Biblioteca Phyton
Por: DIONATAN MAICON SILVA LIMA • 26/3/2023 • Exam • 438 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
Questões:
1) O que é lógica? (Defina e explique)
R.: A lógica é uma ciência que investiga princípios e métodos que validam uma premissa de um raciocínio para avaliar por condições certas e por uma conclusão se a premissa é verdadeira ou falsa.
2) O que é inferência? (Defina e explique)
R.: Podemos também chamar a inferência de raciocínio, raciocinar ou fazer inferências, consiste em manipular as informações daquilo que sabemos, ou supomos, que seja verdadeiro. A partir dai podemos extrair consequências disso e obter novas informações. Em um processo de inferência bem sucedido, utilizando se de hipóteses “sadias”, podemos concluir o que já estávamos supondo ou descobrindo algo que não sabíamos antes.
3) O que é argumento? (Defina e explique)
R.: O argumento consiste em um conjunto de sentenças afim de justificar uma afirmação que se faz. Desde que esse conjunto não seja vazio e que as sentenças tenham relações umas com as outras. Basicamente sãos as informações que vão levar a conclusão da premissa.
4) No trecho abaixo consta um argumento, identifique a(s) premissa(s) e a conclusão:
"Quer nossa discussão diga respeito aos negócios públicos ou a qualquer outro tema, devemos conhecer alguns, ou todos os fatos sobre o tema de que estamos falando ou a cujo o propósito discutimos. Caso contrário, não teremos o material de que os argumentos são construídos." (Retórica, Aristóteles)
Premissa: Quer nossa discussão diga respeito aos negócios públicos ou a qualquer outro tema, devemos conhecer alguns, ou todos os fatos sobre o tema de que estamos falando ou a cujo o propósito discutimos.
Conclusão: Se não soubermos alguns ou todos os fatos sobre um determinado tema, não teremos materiais de que os argumentos são construídos.
5) No trecho abaixo consta um argumento, identifique a(s) premissa(s) e a conclusão:
"Todos os humanos desejam por natureza o saber. Sinal disso é o apego pelas sensações. Até mesmo à parte de sua utilidade, elas são estimadas em si mesmas e, mais que as outras, a visão. De fato, não apenas para agir, mas também quando nada pretendemos fazer, preferimos ver a todas as outras (sensações). A causa disso é que, entre as sensações, esta é a que mais nos faz conhecer e mostra as muitas diferenças." (Metafísica, Aristóteles)
Premissa 1: Todos os humanos desejam por natureza o saber. Sinal disso é o apego pelas sensações.
Premissa 2: Até mesmo à parte de sua utilidade, elas são estimadas em si mesmas e, mais que as outras, a visão. De fato, não apenas para agir, mas também quando nada pretendemos fazer, preferimos ver a todas as outras (sensações).
Conclusão: A causa disso é que, entre as sensações, esta é a que mais nos faz conhecer e mostra as muitas diferenças
...