CONTROLE DE LUMINÁRIA COM ENERGIA SOLAR
Por: PontesJunior • 11/4/2022 • Trabalho acadêmico • 2.042 Palavras (9 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
TRABALHO DA DISCIPLINA INTERNET DAS COISAS
ALMIR DE SOUZA PONTES JUNIOR – 202021932
DEIVID HUGO DOS SANTOS RAMOS - 202022731
JAIR CUNHA - 201921238
RAFAEL ALVES PINHEIRO - 202021930
RENAN ALVES DE OLIVEIRA – 202022207
RICARDO ALEXANDRE DE SÁ GOMES - 202010758
CONTROLE DE LUMINÁRIA COM ENERGIA SOLAR
Maricá - RJ
2021
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. OBJETIVOS GERAIS 3
1.3. JUSTIFICATIVA DO PROJETO 4
2.1. ARDUINO 4
2.2. FUNCIONALIDADE DO PROJETO 5
2.3. FUNDAMENTOS 5
3. MATERIAIS 6
4. METODOLOGIA 6
5. MONTAGEM DO EXPERIMENTO 8
6. REFERÊNCIAS 8
PROJETO IOT – CONTROLE DE LUZES E LUMINÁRIAS SOLAR
Prof. Alessandra Fonseca
Universidade de Vassouras
Curso de Engenharia de Software
Trabalho da disciplina Internet das Coisas
22/09/2021
INTRODUÇÃO
O conceito de Internet das Coisas (conhecida como IoT, em inglês, Internet of Things) se dá por uma lista enorme de funcionalidades, como controle a aparelhos eletrônicos, elétricos, televisões, smartphones, controle de fechaduras, luzes de uma casa. Todo esse controle surge com a Automação Residencial, uma forma de interligar dispositivos com a internet, sensores, de forma que o usuário final possa ter benefícios, já que por muitas vezes a implementação tem um alto custo para investimento e complexidade dado por empresa no segmento do mercado. Com a IoT (Internet das Coisas), visa uma implementação com baixo custo para o usuário para que ele possa automatizar sua residência.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver um dispositivo em Arduino alimentado por uma bateria que será carregada por energia solar, esses mesmos dispositivos controlará as luzes em um ambiente interno da casa ligada a energia elétrica e controlará luminárias solares no ambiente externo da mesma, esse controle será feita via aplicativo conectada à rede Wi-Fi.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
O maior desafio da pesquisa está em buscar soluções para o dispositivo externo, onde ele é provido de energia solar. A pesquisa está focada em uma forma de manter o dispositivo conectado o maior tempo possível, com o menor consumo de energia. De forma que torne o dispositivo autônomo de energia elétrica convencional, e que permaneça conectado a internet.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Sabendo que controle de luzes de uma casa pela internet já existem algumas soluções comerciais, porém, controle de luminárias solares externas, há poucas opções. As luminárias solares algumas tem controle remoto infravermelho, ou possuem modos de operação manual. Procurando uma solução que possa ser feita via internet, que não restrinja somente aos modos de operação que as luminárias possuem, podendo ser gerenciada de outras formas como programada, sensor de presença ou manual.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O Arduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica de acordo com o site oficial [1], integra hardware e software, visando uma flexibilidade em seu uso. A placa de Arduino possui um microcontrolador Atmel de 8 bits, que usa como linguagem de programação padrão C/C++ para enviar os comandos ao Arduino. Existem projeto de Arduino já compilados ou podem utilizar software de um computador. Com é possível receber informações de sensores, controlar luzes, motores e outros dispositivos.
A Internet das Coisas (IoT) trata-se de objetos elétrico e eletrônicos conectados a uma rede, seja ela a cabo ou wireless, a uma variedade de objetos, como computadores, smartphones, sensores, RFID e muitos outros objetos. Tendo como objetivo trocar dados entre dispositivos e sistemas.
ARDUINO
A história do Arduino [2] surgiu na Itália em 2005. Com o intuito de criar um dispositivo com custo barato, fácil de programar e funcional, facilitando a estudantes e projetistas amadores o estudo de programação e robótica. Criado por um grupo de 5 pesquisadores: Massino Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis.
O Arduino [3] é uma placa de controle com entrada e saída de dados, composta por um microcontrolador ATmega328, memória RAM de 2KB, memória flash de 32KB, clock, comunicação USB, regulador de tensão, entradas e saída digitais e analógicas, entre outras funcionalidades. A comunicação do computador com a placa pode ser através de bluetooh, wireless, USB, infravermelho, etc. Informações que utilizam uma linguagem Wiring baseada em C/C++.
FUNCIONALIDADE DO PROJETO
O projeto desenvolvido consiste na implementação das seguintes funcionalidades: Sistema de Luminárias internas, Sistema de luminárias solares.
Descrição do sistema de luminárias internas
O usuário poderá ligar ou desligar as luzes da parte interna da casa, manualmente pelo interruptor, remotamente ou programar essas operações via aplicativo, tanto pelo computador quanto pelo smartphone.
Descrição do sistema de luminárias solares
O usuário poderá controlar essas luminárias da mesma maneira que as luminárias internas, sendo estas com alguns controles a mais, pois estas contêm sensor de presença. Por padrão essas luminárias já possuem funcionalidade a seguir:
...