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CURSO SUPERIOR EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  24/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

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FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTADUAL DE MOGI DAS CRUZES

CURSO SUPERIOR EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Erika Campos Da Silva

Larissa Misael De Sousa Alves

Márcia Rodrigues Faria

Monica Priscila Rodrigues Ribeiro

Talycia Harumi Watanabe

Thalita Aparecida Valence De Melo

Vanessa Correia Gomes

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Métodos Ágeis: SCRUM

Mogi das Cruzes

2021

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTADUAL DE MOGI DAS CRUZES

CURSO SUPERIOR EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Erika Campos Da Silva

Larissa Misael De Sousa Alves

Márcia Rodrigues Faria

Monica Priscila Rodrigues Ribeiro

Talycia Harumi Watanabe

Thalita Aparecida Valence De Melo

Vanessa Correia Gomes

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Métodos Ágeis: SCRUM

Trabalho apresentado à disciplina de Engenharia de Software para a composição da nota semestral apresentada ao curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas da Fatec de Mogi das Cruzes.

Prof. Orientador: Dr. Gilberto José da Cunha

Mogi das Cruzes

2021


Sumário

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.


  1. Introdução

  1. Metodologias Ágeis

Segundo Beck et al. (2001), em Utah ocorreu um encontro com 17 desenvolvimento de sistemas que apresentavam descontentamento em relação aos modelos tradicionais da indústria de software da época, sendo levantado formas diferentes de trabalho objetivando chegar a uma nova metodologia de produção de software. Ao decorrer do encontro foi observado que o grupo abordava métodos diferentes, mas que compartilhavam os mesmos fundamentos, resultando na identificação de 12 princípios e 4 premissas, publicado no Manifesto Ágil.

Os 12 princípios supracitados são:  

  1. Prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
  2. As mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente;
  3. Frequentes entregas do software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo;
  4. As pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto;
  5. Os projetos devem ser construídos em torno de indivíduos motivados. Dando o ambiente e o suporte necessário e confiança para fazer o trabalho;
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face;
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso;
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente;
  9. Contínua atenção a excelência técnica e bom design aumentam a agilidade;
  10. Simplicidade para maximizar, a quantidade de trabalho não realizado é essencial;
  11.  As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis;
  12. Em intervalos regulares, a equipe deve refletir sobre como tornar-se mais efetiva, e então, ajustar-se de acordo com seu comportamento.

 Podendo ser resumidos nas 4 premissas:

  • Indivíduos e iterações são mais importantes do que processos e ferramentas;
  • Software funcionando é mais importante do que documentação completa;
  • Colaboração com o cliente é mais importante do que negociação de contratos;
  • Adaptação a mudanças é mais importante do que seguir o plano inicial;

  1. SCRUM

Em seu estudo Fadel e Silveira (2010) apontam que Takeuchi e Nonaka inicialmente conceberam o Scrum para gerenciamento de projetos de fabricação de automóveis e de produtos de consumo, observando que equipes pequenas e multidisciplinares produziam melhores resultados, e associaram isto a formação Scrum do Rugby, como descrito no artigo artigo “The new product development game”, em janeiro-fevereiro de 1986, pela Universidade de Harvard. Em 1995, o Scrum teve sua definição formalizada por Ken Schwaber, que trabalhou para consolidá-lo como método de desenvolvimento de software por todo o mundo.

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