Camadas e Sua Relação com DNS
Por: Alessandro da Silva Maia • 23/3/2019 • Ensaio • 374 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
A camada de Aplicação é onde tudo começa, partindo de um programa qualquer que “conversa” com a camada de aplicação do modelo TCP/IP realizando uma requisição para algum tipo de transferência de dados, a depender do tipo de dados a Camada aplicação utiliza um protocolo específico entre os vários que possui.
Cada programa fala com o protocolo necessário da camada de Aplicação responsável pela transmissão e recepção dos tipos de dados da requisição, tudo depende do objetivo do programa, para que se defina qual dentre os protocolos disponíveis para envio e recebimento de dados será utilizado.
Entre os tipos de protocolo e sua devida utilidade destacamos podemos destacar:
1. SMTP - Simple Mail Transfer Protocol (para e-mail);
2. FTP - File Transfer Protocol (para transferir arquivos);
3. HTTP - Hypertext Transfer Protocol (para navegar na internet);
4. POP - Post Office Protocol (para recebimento de e-mail);
5. IMAP - Internet Message Access Protocol (para recebimento de e-mail).
Dessa forma podemos imaginar que queiramos utilizar um gerenciador de e-mail, digamos que seja o Mozilla Thunderbird, esse programa terá que utilizar a camada aplicação sendo necessário que o programa seja configurado para requisitar o protocolo SMTP toda vez que desejar enviar um e-mail e configurar em cada conta cadastrada o protocolo POP ou IMAP para receber e-mail, a depender da necessidade e preferência do usuário.
O DNS (Domain Name System), que pode ser traduzido por Sistema de Nomes de Domínios. Trata-se, de servidores que armazenam listagens de domínios registrados no formato URL por exemplo “http://www.cocacola.com.br” indexando-os com seus respectivos endereços de IPs, essa atividade realizada pelo DNS é conhecida por resolver o nome de um “host” ou seja transformar o domínio URL em endereço IP, que no caso da URL supracitada é 52.14.144.171.
Uma das formas de utilizar o DNS para resolver o um IP é chamando o “CMD” (Windows Command Prompt ) e utilizando o comando “ping” + URL, o “ping” testa a conexão com um endereço IP remoto, enviando pacotes de dados que retornam informando o IP do URL, se o IP respondeu e o tempo de resposta entre outros dados, resolvendo dessa forma o “Host” ou IP utilizando o DNS.
...