Ensino de programação a distancia a nivel de ensino medio
Por: brunnaorenna • 20/3/2016 • Artigo • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
Resumo Expandido
Natureza do Trabalho: ( X ) Pesquisa ( ) Extensão ( ) Iniciação à Docência
Área de Conhecimento (somente para os trabalhos de pesquisa e extensão):
( ) Biológicas, saúde ( X ) Exatas e da terra ( ) Engenharias ( ) Humanas ( ) Sociais Aplicadas ( ) Agrárias
PESQUISA DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE ORIENTAÇÃO A LONGA DISTÂNCIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
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Resumo:
Essa pesquisa tem o objetivo de auxiliar alunos do nível médio que precisam de estratégias, dicas, e retiradas de dúvidas quanto ao processo metodológico do ensino de programação a longa distância. Para desenvolver os mesmos, serão listados problemas frequentes entre alunos, podendo ser psicológicos, pela metodologia ou por tais conteúdos que precisam ser minuciosamente analisados, assim foi realizada a pesquisa para enfim, tentar de alguma maneira resolvê-los, por meio de atividades práticas e lógicas, interação para com o aluno e entre outros. Assim esse artigo é voltado para contribuir de alguma forma a alunos da área proposta.
Palavras-Chaves: Programação, alunos, metodologia.
Introdução:
Ao decorrer do tempo a programação e a informação evoluem gradativamente para com suas necessidades, por ser uma linguagem complexa, precisa de certo modo, de pessoas capacitadas para unificar a persuasão e inovar os processos usados para a resolução de um problema, de acordo com Pereira et.al (2006).
Porém, o mesmo diz que, não basta apenas saber programação em si, e sim desenvolver competências, a lógica, e várias habilidades, o que gera por muitas das vezes dificuldade nos alunos de nível médio.
A habilidade de programação de computadores não pode ser adquirida sem um significante esforço em atividades práticas de laboratório, afirma Prior (2003). Partindo desse conceito, essas atividades práticas auxiliaram o desenvolvimento da programação, permitindo também o ensino à distância com exercícios, como afirma Ferradin et.al (OBS), mas nem sempre o aluno consegue o tal resultado esperado.
Assim, este artigo tem como finalidade, indicar os principais problemas dos jovens na aprendizagem de programação com metodologia a distância, e indicar as soluções que foram propostas pelos artigos estudados e analisados, para enfim, ajudar no incentivo dos jovens programadores.
Metodologia
Antes de tudo foi necessário buscar no Google Acadêmico (2015), e os selecionados foram os artigos que abordam esse tema, e tivesse visão mais genérica, por isso foi usado artigo publicados em congressos nacionais, usando a frase chave de busca “ensino de programação básica e dificuldades ensino médio” foram encontrados 14.800 Google Acadêmico (2015) sobre a frase chave, dentre esses apenas cinco abordam o tema e relacionado de maneira completa e direta ao tema além de ter um alto nível de citações e usando a classificação de relevância do site de busca até a 3° página, depois disso, os artigos que aparecem, em sua grande maioria, de outro assunto com algumas palavras iguais.
Prosseguindo, as principais dificuldades foram listadas, e além de suas causas uma possível solução elencadas pelas referências encontradas, buscando ajudar na solução do problema de iniciantes na área de programação e ainda estudando no nível médio de ensino brasileiro.
Resultados e Discussão
- De acordo com Gomes et.al (2008), a principal preocupação é concretizar as soluções, ou seja, em referências a entender expressões, como são usadas e etc.Porém, para resolução do mesmo, os pesquisadores sugeriram que a aprendizagem de programação seria viável por meio de representações visuais/animações, ícones, micromundo de aprendizagem e entre outros.
- Em forma de conduzir os patamares do conhecimento de lógica de programação, Gomes et.al (2006), julgou que, os programadores genuínos tem dificuldades por conta da lógica proposta nas questões e as limitações entre níveis de abstração também são apontadas. A forma de resolução que o mesmo encontrou para tais problemas foram jogos lógicos interativos para despertar a lógica em si, e revisões de matemática.
- Como a proposta envolve ensino a distância, as atividades de extraclasse, por exemplo, se tornam limitadas, afirma Pereira (2005), dificultando a relação entre alunos. Porém a pesquisa mostra soluções para o medo e frustrações, onde as mesmas são identificar habilidades dos alunos e aproveitá-las Schultz (2003).
- Por muitas das vezes no ensino de programação básico, se faz necessário testar o conhecimento ali adquirido, mas por muitas das vezes o processo tradicional acaba desencadeando em um aluno tenso e prejudicado, de acordo com Buzin (2001). A proposta sugerida pelo mesmo é utilizar a criatividade e incentivar o aluno, baseando em situações do cotidiano.
- A programação em si, não cobra só dos alunos o estudo básico, normal como as outras matérias. As aulas de programação não se fazem necessárias, necessita de estudos intensivos e metódicos a fim de criar situações rápidas e fáceis, como afirma Gomes (2008), a solução encontrada pela pesquisa, é difundir esse conhecimento adquirido, para por fim, desenvolver estruturas complexas, cognitivas, que são valiosíssimas para o estudo.
Conclusões
Segundo a análise dos artigos acima citados, concluísse que a aprendizagem de programação pelos alunos do ensino médio a longa ou curta distância se faz necessária, pois o aluno além de instigar o raciocínio lógico, também aprende a funcionalidade de aplicativos, programas, além de poder criá-los depois de estudos intensivos.
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