Gabe Newell
Por: RUBATS • 23/4/2015 • Abstract • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 257 Visualizações
Sistemas de informação para a gestão
André Monteiro 67817
Bruno Carvalho 67847
Francisco Vaz 67809
João Ferreira 67833
GESTÃO
José Marques 67805
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Índice:
1. Introdução 4
2. VALVE 5
2.1 História 5
2.2 Principais produtos 6
3. STEAMTM 7
3.1 O que é a Steam? 7
3.2 Como Revolucionaram o Mercado? 8
3.3 Concorrentes 9
3.4 Rede Social 10
3.5 A empresa e os Sistemas de Informação 11
4. Conclusão 12
5. Bibliografia 13
Anexos 14
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1. Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Sistemas de Informação para Gestão foi solicitado aos alunos a elaboração de um trabalho sobre uma empresa que revolucionou o seu modelo de negócio utilizando tecnologias de informação para criar valor.
Após uma vasta pesquisa na qual sobressaíram também empresas como a Square, Inc. (revolucionou os métodos de pagamento com cartões de multibanco através do telemóvel) e a Blackboard Inc. (um software de e-learning), a atenção do grupo focou-se na Valve Corporation
A nossa escolha deve-se principalmente ao software desenvolvido por esta empresa que, através de sistemas de informação, associa rapidamente o utilizador a todos os produtos do seu interesse tendo em conta todas as suas ações, sendo também um software bastante conhecido e utilizado pela maior parte do grupo autor deste trabalho.
Deste modo, este documento permitir-nos-á, no nosso entender, obter
uma perspetiva mais pormenorizada da empresa, assim como a utilização de sistemas de informação na mesma.
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2. VALVE
Fig. 1 Gabe Newell
2.1 História
A Valve Corporation é uma empresa norte americana produtora de videojogos e que para além da sua produção também publica videojogos de outras empresas.
Esta é principalmente conhecida pelo desenvolvimento da plataforma Steam™, programa usado para dificultar a falsificação e venda de jogos usados, que serve também para administrar Jogos originais.
Escolhemos a valve corporation pela criação de um software leve e grátis que pode ser descarregado no site oficial e que permite que tenhamos acesso a uma comunidade de jogadores, alguns com os mesmos gostos que os nossos, sendo também possível entrar numa conversa online com os mesmos através de chat, a possibilidade de experimentar demos dos jogos, e se gostarmos, a sua compra, uma personalização da escolha de produtos que possamos estar interessados, baseado nas experiencias de videojogos adquiridos anteriormente, algo inovador na maneira de vender o produto.
Tudo começa em 1996 quando dois trabalhadores da Microsoft, Gabe Newell e Mike Harrington, se juntam pra criar uma LLC, ou seja uma empresa de responsabilidade limitada.
Após terem conseguido uma licença para a utilização do mecanismo quake, que foi criado pela id software, os criadores da valve começam a trabalhar em Half life. Apesar de o seu lançamento ter
sido planeado pra finais de 1997, o jogo só vê a luz do dia em novembro de 1998
Mais tarde, a valve lança a Steam ™(2002), sendo inicialmente apenas uma forma de atualizar os seus jogos. No entanto, posteriormente, ela foi mais que isso tendo-se tornado numa forma de ligar várias pessoas, ou seja, tornando-se numa rede social. Neste momento a steam disponibiliza a compra de mais de 1500 videojogoos e tem mais 50milhoes de utilizadores.
2.2 Principais produtos
O primeiro jogo da empresa (Half-Life) revolucionou o mundo dos jogos de computadores, tendo sido considerado no ano do seu lançamento o jogo do ano (1998) para as duas plataformas usados (Computador e Playstation 2). Desde então foram lançados 10 jogos da mesma série, tendo a segunda versão (Half-Life 2) sido premiada pela PC Gamer como melhor jogo de sempre.
Outros jogos foram lançados fora desta série como: Team Fortress, Death Match, Day of Defeat, Left 4 Dead, Dota 2, Portal, Counter Strike, sendo este ultimo o mais jogado em todo o mundo.
O sucesso de todos estes jogos deve-se também, a uma plataforma lançada em 2003, A Steam,
Conta agora com mais de 50 milhões de usuários e tem em média pelo menos 3,5 milhões de utilizadores online.
Apesar de ter sido lançado apenas para o Windows da Microsoft, está desde 2010 disponível para o Sistema da Apple, apesar da maior parte dos jogos criados não correrem neste sistema.
Está desde o verão de 2012 também disponível para Linux.
Existe também a
aplicação para sistemas móveis na qual se pode entrar em contacto com toda a comunidade Steam através de um smartphone por exemplo.
Em 2012 conseguiu um acordo com a Sony de modo a que os jogos lançados para a Playstation 3 possam ser também, sem qualquer custo, descarregados para o computador e jogados lá, ou seja, através da ligação Steam, poderia pausar o jogo no computador e continuar numa Playsation.
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3. STEAMTM
3.1 O que é a Steam?
Como é possível observar, a steam é o principal produto desta marca e a verdadeira inovação nos sistemas de informação e por isso centraremos agora o trabalho nesta plataforma
A Steam™ é uma plataforma de distribuição, gestão de direitos de autor, multiplayer e comunicações. É usado para a distribuição
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