INFORMÁTICA - TECNOLOGIA DE INFORMACAO
Por: Leidyane Freire • 19/9/2016 • Resenha • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 903 Visualizações
INTRODUCAO
A tecnologia tem avançado e exige atualização constante e conhecimentos aprofundados no setor de TI, desde conteúdos mais específicos e complexos como redes, banco de dados, servidores e sistemas de informação, até conteúdos mais generalistas e simples como suítes de escritório, softwares de RH, sistemas de controladoria e marcação de ponto.
Baseado nisso, nasce esse Projeto Integrado Multidisciplinar, onde estudaremos os pontos que conduzem a empresa ao sucesso, ressaltando a importância da ciência administrativa e do planejamento organizacional.
DESENVOLVIMENTO – SUGESTÃO I
3.3 – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Cada dia que se passa, é fato que a informática vem ganhando cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. E essa utilização passa a ser vista como um instrumento de aprendizagem social entre as pessoas.
No meio corporativo, mais especificamente, essa necessidade aumenta ainda mais. Toda empresa, para se manter no mercado, necessita de está informatizada e acompanhar o avanço dessa tecnologia é primordial. As organizações atualmente não podem ficar sem o auxílio da informática, pois é por intermédio dela que basicamente tudo é resolvido.
Podemos conceituar tecnologia como sendo um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas, sendo uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A descoberta do fogo, da roda, a escrita, por exemplo, fazem parte das tecnologias primitivas ou clássicas. A invenção da prensa móvel, as organizações militares com o surgimento das armas fazem parte das tecnologias medievais. E a partir do século XX, começaram a se destacar as tecnologias da informação e comunicação.
Quando falamos em informática, entendemos que o processamento dos dados é o mais importante, pois somos remetidos a pensar logo em computadores, impressoras, rede, etc. Ela é voltada para os serviços que são realizados pela empresa onde todos conhecem e a interferência humana deve ser, ao máximo, minimizada. Já a tecnologia da informação (TI) é algo mais abrangente, sendo uma organização melhor dos recursos tecnológicos e humanos disponíveis com objetivos estratégicos e empresariais, onde a informação passa a ter peso de decisão. Nesta, as informações são mais importantes do que os recursos que a produzem.
Devido aos grandes avanços tecnológicos e a globalização, houve uma grande mudança no dilema vivido pelas empresas de pequeno e médio porte. Ter uma boa infraestrutura de tecnologia da informação havia se tornado fundamental para que as empresas pudessem acompanhar um mercado tão competitivo e ao mesmo tempo automatizar os seus processos, com o objetivo de ter uma organização como todos os seus setores agindo de forma eficiente e integrada em um mesmo ambiente, como por exemplo, o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning).
Mas para que tudo isso possa funcionar bem e de maneira organizada tem-se um custo. Pois além do custo com a aquisição de recursos de infraestrutura de TI, há outro denominado de propriedade, que é o TCO (total coast ownership). Laudon e Laudon (2011) menciona quais os itens que compõem um TCO de um recurso de infraestrutura de TI, são eles: aquisição dehardware, de software, instalação, treinamento, suporte,manutenção, espaço e energia. Sempre lembrando da necessidade de se fazer uma avaliação TCO quanto aos custos atuais e para uma melhor tomada de decisões tecnologicamente viáveis, se necessário.
DESENVOLVIMENTO – SUGESTÃO II
4. TECNICAS DE INFORMÁTICA
Com a história relativamente recente, a tecnologia de informação se torna, cada vez mais, um meio para facilitar a comunicação entre os mais diversos públicos.
Além das habilidades técnicas, para Stair e Reynolds (2006) as pessoas que trabalham com sistemas de informação precisam ter habilidades em comunicações verbais e escritas, um grau de entendimento das organizações e o modo como operam, sem esquecer a capacidade de trabalhar com outras pessoas.
Do ponto de vista de Teciotti e Macarenco (2010) a tecnologia de Informação (TI) está promovendo uma revolução na comunicação entre as organizações e seus públicos, interno e externo. No público interno, a transformação pela TI se manifesta na rapidez e facilidade na troca de informações. Contribui também, para o desenvolvimento do espírito de equipe entre os funcionários e o crescimento individual. Para facilitar e tornar mais ágil a comunicação entre os funcionários, a maioria das organizações utiliza o Messenger, e-mails, facebook, Skype, blogs, twitter, entre outros recursos que permitem que o cliente seja não só ouvido, mas participe ativamente de comunidades, dos fóruns, dos sites de informações, entre outros.
Assim, a TI criou inúmeras facilidades, como a instantaneidade e a diminuição nas distancias, gerando uma nova forma de se comunicar e até mesmo de se criar relações profissionais.
Segundo Araújo (2010) os sistemas de informação têm por objetivo vincular a tomada de decisão com as informações detalhadas da empresa, dando pleno suporte aos gestores responsáveis pela gestão de processos, oferecendo a eles uma visão mais ampla dos reais acontecimentos.
4.1 Internet como ferramenta de comunicação e comércio eletrônico
...