O Desenvolvimento Economico
Por: luishomenhuk • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 773 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
Descrição das definições de globalização
A Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e política, onde esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e tem um crescimento na década de 80. Um dos principais motivos para esse crescimento e o desenvolvimento de novas tecnologias. O processo de globalização e a forma em que os países se interagem e juntam pessoas de mercadorias.
Um exemplo de globalização:
1 – O produtor efetua a compra de matéria-prima de qualquer lugar onde seja mais barata;
2 – Constrói sua fábrica onde aonde a mão de obra é mais barata;
3 – Realiza a fabricação do produto, onde será distribuída para qualquer lugar do mundo;
A Globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação. Com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
Definição de outsourcing
Outsourcing mais conhecida com Terceirização, é o processo de uma empresa contratar outra empresa para realizar algum tipo de serviço.
O outsourcing está intimamente relacionado com a subcontratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.
Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que os previstos. Outra desvantagem consiste em que a terceirização pressupõe um certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Outra crítica consiste em que a terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador. Quando acontece o offshore outsourcing (terceirização de serviços para uma empresa em outro país, de modo a encontrar mão-de-obra mais barata), há um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores.
Estudo de caso
Em 1988, quando a Nike ultrapassou a Reebok como líder na participação do mercado americano, os mercados do exterior estavam tão subdesenvolvidos quanto o mercado americano esteve no início dos anos 80 quando o "boom do calçado" tomou lugar nos Estados Unidos. A falta de exploração do mercado exterior pelos líderes de calçados esportivos americanos, junto com a extensa base consumidora a ser conquistada, foi um atrativo motivador para Reebok expandir-se
...