O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Por: Almir Henrique de Peder Carvalho • 30/11/2020 • Relatório de pesquisa • 2.080 Palavras (9 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Faculdade de Tecnologia SENAI Dourados
Tecnólogo em Automação Industrial Turma GRA.001.PRE.003
[pic 3]
Marcelo Batista Torezan
[pic 4]
DOURADOS – MATO GROSSO DO SUL
2020
MARCELO BATISTA TOREZAN
TRATADOR AUTÔNOMO PARA PISCICULTURA
Trabalho apresentado à competência Trabalho de Conclusão de Curso, ministrada pelo docente Anderson Biasoto do Curso Tecnólogo em Automação Industrial, Turma GRA.001.PRE.003 da Faculdade de Tecnologia SENAI Dourados.
.
COMISSÃO EXAMINADORA
______________________________________
Prof. Dr. Nome do Professor Orientador
Universidade Estadual de Londrina
______________________________________
Prof. Ms. Nome do Membro da Banca 1
Universidade Estadual de Londrina
______________________________________
Prof. Esp. Nome do Membro da Banca 2
Universidade Estadual de Londrina
Dourados, 17 de outubro de 2020
DEDICATÓRIA
A Deus, por ser extremamente paciente e piedoso comigo...
Aos meus pais que foram companheiros em todas as horas...
AGRADECIMENTOS
Ao Prof. Dr. Orientador, braço amigo de todas as etapas deste trabalho.
A minha família, pela confiança e motivação.
Aos amigos e colegas, pela força e pela vibração em relação a esta jornada.
Aos professores e colegas de Curso, pois juntos trilhamos uma etapa importante de nossas vidas.
Aos profissionais entrevistados, pela concessão de informações valiosas para a realização deste estudo.
A todos que, com boa intenção, colaboraram para a realização e finalização deste trabalho.
Ao professor coordenador de TCC que sempre me incentivou a estudar mais para dar maior qualidade à minha monografia
EPÍGRAFE
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria,
e o conhecimento do Santo é prudência”.
Provérbios 9.10
TOREZAN, Marcelo Batista. Tratador Autônomo para Piscicultura Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Tecnologia em Automação Industrial, Turma GRA.001.PRE.003. FATEC SENAI. Faculdade de Tecnologia Senai Dourados, 2020.
RESUMO
Esse projeto visa tornar um sistema de piscicultura o mais automatizado possível, pois a tecnologia é um fator preponderante e por se tratar de uma atividade milenar e em constante crescimento, porque não trazer os benefícios da tecnologia para fomentar o agronegócio. Devido alto custo e o difícil manejo no sistema tradicional de produção, o objetivo principal é eleminir custos com desperdício de ração, ou seja, menor risco e maior ganho e aliado a um sistema de desempenho capaz de reduzir gastos com mão de obra, assim elevando a produtividade, servindo tanto na criação de corte como em espécies ornamentais e por se tratar de uma atividade altamente competitiva, em muitos países inclusive no brasil onde se encontra em plena ascensão. Com apostas na criação em cativeiro, pequenos espaços, e através da distribuição alimentar balanceada, o benefício será equilíbrio imunológico e de acordo com a dieta, métodos de criação de cada espécie, com base em biometrias, determinar a melhor ração de acordo com a necessidade, desta forma tornar os peixes mais consumíveis. Hoje a área da reprodução é a que mais necessita de atenção, para que se tenha um melhor aproveitamento dos alevinos, por se tratar da fase mais delicada do processo e manejo desses animais. Para isto usaremos CLP, que nada mais é o componente que revolucionou o modo como vemos a automação na indústria e cada vez está mais presente no dia a dia de fábricas, e por que não no agro. A linguagem de programação usada é o Ladder, por se tratar de uma linguagem robusta e de fácil manipulação. E através de informações de processos e o comportamento dos componentes eletroeletrônicos usado no sistema, assim facilitando a identificação de problemas e variáveis a serem ajustadas, por final a otimização dessa produção.
Palavras-chave: Piscicultura; Performance; Eficiência; Tecnologia; Resultado
TOREZAN, Marcelo Batista. Autonomous Fish Keeper Course Completion Work. Industrial Automation Technology Course, Class GRA.001.PRE.003. FATEC SENAI. Senai Dourados Faculty of Technology, 2020.
ABSTRACT
The system consists in producing fish in a more efficient way, decreasing or increasing the feed supply according to the life cycle of each species within the nursery. It is possible to vary the amount and frequency of daily feeding according to the estimated weight gain, increasing the feeding efficiency. This possibility of working on top of the frequency makes the use of the feed better, fractioning the daily portions several times a day. Thus, minimizing feed costs, and increasing fish yield, also optimizing with labor from employees in other areas. With automation, the costs with feed decrease, since the fish take better advantage of the food, growing faster and can be commercialized in less time.
Key Words: Pisciculture; Performance; Efficiency; Technology; Result
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Produção de peixes por espécies no Brasil de 2018 10
Tabela 2: Produção brasileira de tilápia por estado, em toneladas, em 2018 11
Tabela 3: EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DA PISCICULTURA POR CATEGORIA DE PRODUTO, 1º, 2º E 3º TRIMESTRES DE 2019 E 2020 (EM US$) 12
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Ciclo de Varredura de um CLP 6
Figura 2: CLP TM221CE40T 6
Figura 3: Diagrama Ladder 8
Figura 4: Atuador Elétrico 9
...