PIM III - IMPLANTAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES
Por: Luis Flavio Rocha • 13/3/2018 • Trabalho acadêmico • 2.681 Palavras (11 Páginas) • 607 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
IMPLANTAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES
Polo Uniplan Águas Claras 2017
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
IMPLANTAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES
Luís Flávio Loreto da Rocha - 1620491
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2º Semestre
Polo Uniplan Águas Claras 2017
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para implantação de uma rede local no Centro de Inclusão Digital de Idosos. O trabalho apresenta os aspectos técnicos da implantação da rede, a lista de equipamentos, tecnologias envolvidas, bem como custos para aquisição. Também são discutidos aspectos éticos da utilização da internet por idosos.
Palavras chave: Redes de computadores, Inclusão Digital, Idosos
ABSTRACT
The present work aims to present a proposal for the implementation of a local network in the Digital Inclusion Center for the Elderly. The work presents the technical aspects of network deployment, the list of equipment, technologies involved, as well as acquisition costs. Ethical aspects of the use of the internet by the elderly are also discussed.
Keywords: Computer network, digital inclusion, elderly
SUMÁRIO
- Introdução 6
- O Centro de inclusão digital de idosos de antares 7
- A rede do centro de inclusão digital 9
- Equipamentos 10
- Topologia da rede 11
- Nomenclatura 12
- Endereçamento 13
- Cabeamento 14
- Aspectos éticos e legais 16
- Conclusão Erro! Indicador não definido.
- BIBLIOGRAFIA Erro! Indicador não definido.
6
INTRODUÇÃO
O município de Antares, no Rio Grande do Sul, possui, segundo o Censo Demográfico realizado em 2010, uma população de 19.045 habitantes. Desses, 3.023 (15,87%) possuem mais de 60 anos, sendo considerados pessoas idosas pelos critérios definidos no Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003).
A Prefeitura municipal de Antares, preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida da sua população, decidiu implantar um Centro de Inclusão Digital do Idoso na cidade, a fim de permitir que a população idosa tenha acesso às Tecnologias da Informação e Internet.
O Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) terá seis espaços: laboratório de informática, espaço de palestras, laboratório de acesso a internet, sala de triagem e cadastro, espaço de convivência, além de uma área administrativa.
Neste trabalho será apresentada uma proposta para a implantação da rede de dados do Centro de Inclusão Digital do Idoso, considerando os aspectos tecnológicos, financeiros, éticos e legais.
O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS DE ANTARES
O Centro de Inclusão Digital de Idosos (CIDI) de Antares é um projeto da prefeitura Municipal de Antares, no Rio Grande do Sul, para atender a população idosa do município.
Segundo o Censo Demográfico de 2010, Antares possui 3.023 idosos, que representam uma parcela de 15,87% da população do município.
Tabela 1 - População residente, por grupos de idade - 2010
Idade | População | % |
0 a 14 anos | 3.265 | 17,14 |
15 a 59 anos | 12.757 | 66,98 |
60 anos ou mais | 3.023 | 15,87 |
Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010
O Centro de Inclusão Digital será um espaço para elaboração de projetos que visam melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como o atendimento dos seus direitos, por parte do poder público.
O corpo de profissionais do Centro será composto de 12 pessoas, sendo um coordenador, responsável por administrar o CIDI, dois agentes administrativos, responsáveis pelo cadastramento dos usuários, quatro monitores, responsáveis por auxiliar os idosos no uso das ferramentas tecnológicas, dois instrutores, responsáveis por ministrar cursos e três técnicos responsáveis pela manutenção da infraestrutura TI do CIDI.
O Centro terá seis ambientes: laboratório de informática, espaço de palestras, laboratório de acesso a internet, sala de triagem e cadastro, espaço de convivência, além de uma área administrativa.
O Laboratório de Informática será o local onde serão ministrados cursos de informática para os idosos. Serão instalados 13 computadores, sendo um deles destinado ao instrutor e outros destinados aos cursistas. A maior parte dos cursos ministrados contemplarão o uso de planilhas eletrônicas, editores de texto, acesso à
internet, dentre outras ferramentas. Estes cursos serão ministrados de segunda a sábado, sempre durante o dia. Quando não forem previstos cursos, estes computadores serão destinados ao acesso à internet pelos usuários do CIDI.
...