Prointer Análise e Projeto de Sistemas Orientada a Objetos
Por: andradevaleria • 24/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 450 Visualizações
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Universidade Anhanguera
Campus Campo Limpo
5° Semestres 2015
Prointer Análise e Projeto de Sistemas Orientada a Objetos
Valeria Andrade
Sumário
Introdução
Análise e Projeto de Sistemas Orientada a Objetos
UML (Linguagem de Modelagem Unificada)
Paradigmas da Orientação a Objetos
Conceitos :
Objeto :
Classes:
Atributos:
Métodos:
Encapsulamento
Polimorfismo
Herança:
Classes Abstratas e Interfaces:
Padrão de projeto (do inglês design pattern)
Ferramentas CASE:
Dia :
Introdução
Iremos aborta o seguinte assunto Analise Orientada a Objeto , explicaremos sobre Herança , Classes , métodos, Atributos , Encapsulamento , Polimorfismo , Classes Abstratas e Interfaces.
Baseado nos conceitos de objetos, classes, encapsulamento, herança e polimorfismo, o paradigma da OO representa uma reutilização de código, que reduz o tempo de desenvolvimento e manutenção de programas
Segue em anexo apresentação em slides
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Análise e Projeto de Sistemas Orientada a Objetos
A análise modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender o que o cliente necessita (o que deve ser feito). A informação produzida é aquela que o cliente deve discutir e aprovar.
O projeto modela a solução e consiste das atividades de criação (como pode ser feito). O projeto inclui as atividades que resultam em informação que interessa apenas ao programador.
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UML (Linguagem de Modelagem Unificada)
UML é uma linguagem padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software.Linguagem padrão para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de software de um sistema.”
Paradigmas da Orientação a Objetos
Paradigma é a representação de um padrão a ser seguido ou seja um exemplo, um modelo , um conjunto de ideias .
Um paradigma de desenvolvimento agrupa métodos e técnicas que seguem um mesmo conjunto de princípios.O mais conhecidos por todos são a Orientação a Objetos . (POO)
A programação Orientada a Objetos é baseada na composição e interação de
diversas unidades de softwares denominados objetos.
Linguagens de programação orientadas a objetos:
C++, C#, Java, ObjectPascal, Python, Ruby,entre outras.
O funcionamento de um software orientado a objetos se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre esses objetos. Esses objetos são classes, e nessas classes os comportamentos são chamados de métodos os atributos são os elementos que definem a estrutura de uma Classe.
Conceitos :
Objeto :
Um objeto é qualquer coisa na vida real é uma estância de uma classe.
Exemplo de objeto da “Classe” Humanos:Jose , Maria , João .
Classes:
Representa um conjunto de objetos , descrevem os métodos e os atributos que objeto terá .
Exemplo: Aluno
Atributos:
São as características de um objeto “Classe”.Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe .
Exemplos :Aluno:Nome,Endereço ,Telefone, CPF outro ex:Carro:Nome,marca , ano , cor,Livro:autor,editora,ano.Atributos possuem valores por exemplo cor o valor será azul ou amarelo ou verde etc.
Métodos:
São funções que realizam tarefas, os métodos são definições que executam determinado procedimento ou função e ajudam à definir as habilidades que a classe terá.
Temos três características para o métodos .
1°Publico :Símbolo sinal de (+) o atributo de um objeto dessa classe pode ser acessado por qualquer outro objeto.
2°Privativo : Símbolo sinal de (-)o atributo de um objeto dessa classe não pode ser acessado por nenhum outro objeto.
3ºPrivado : Símbolo sinal de (#)o atributo de um objeto dessa classe poderá ser acessado apenas por objetos de classes que sejam derivadas dessa através do mecanismo de herança.
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