Questões de Educação Disciplinar
Por: eric.freitass • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 2.734 Visualizações
10 Questões de Educação Disciplinar
555Z - TÉCNICAS E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO II
- Para desenvolver um programa é preciso ter um bom raciocino lógico, para representarmos está lógica utilizamos as simbologias dos algoritmos. Na linguagem computacional temos três tipos de algoritmos mais utilizados, são eles:
- Descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo ou portugol.
- Programa, fluxograma e gráficos.
- Portunhol, descrição narrativa e fluxo de dados.
- Frases soltas, descrições narrativa e fluxo de controle
- Português básico, estruturado e fluxograma
Resposta: A, Descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo ou portugol.
- As características básicas do computador são:
I – Altíssima velocidade de processamento;
II – Enorme capacidade de armazenamento;
III – Baixa velocidade de cálculos;
IV – Capacidade de executar longa seqüência de instruções;
V – Capacidade de executar tarefas repetitivas.
- I
- II
- III
- IV
- V
Resposta: III, Baixa velocidade de cálculos
- Algoritmo é uma palavra que indica o início da definição de um algoritmo em forma de Pseudocódigo, sua estrutura é descrita abaixo, entretanto há uma alternativa que não faz parte desta descrição. Qual seria?
é um nome simbólico dado ao algoritmo com a finalidade de distinguí-lo dos demais. - <declaração_de_variáveis> consiste em uma porção opcional onde são declaradas as variáveis globais usadas no algoritmo principal e, eventualmente, nos subalgoritmos
consiste de uma porção opcional do pseudocódigo onde são definidos os subalgoritmos. - Início e Fim são respectivamente as palavras que delimitam o início e o término do conjunto de instruções do corpo do algoritmo.
- CONST
= Têm-se como definição de constante tudo aquilo que é fixo ou estável.
Resposta: E, CONST
- Algoritmo
Início
Fim.
- Descrição Narrativa
- Fluxograma Convencional
- Diagrama de Chapin
- Pseudocódigo, também conhecido como Linguagem Estruturada ou Portugol.
- Descrição psicopedagógica
Resposta: D, Pseudocódigo, também conhecido como Linguagem Estruturada ou Portugol.
- A atividade processamento de dados acontece por intermédio do computador. Quando entramos com dados, eles são processados e as informações saem processadas.
Portanto:
I - Entrada de dados: ocorre com a leitura dos dados iniciais com a utilização de teclado, mouse;
II - Processamento: acontece antes da entrada dos dados, com a execução de cálculos, reorganizações das informações.
III – Saída de informações: quando são apresentados os resultados em vídeo, impressora das informações processadas solicitadas anteriormente etc., .
- Todas as alternativas estão corretas
- Todas as alternativas estão incorretas;
- Somente a I está correta;
- Somente a II está incorreta;
- Somente a III está correta;
Resposta: D, Somente a II está incorreta;
- Qual a sequência que este algoritmo apresenta ao final?
DECLARE cont, num1, num2, res NUMÉRICO
num1 <— 0
num2 <— 1
ESCREVA num1
ESCREVA num2
PARA cont <— 3 ATÉ 8 FAÇA
res <— num1 + num2
ESCREVA res
num1 <— num2
num2 <— res
FIM
FIM_ALGORITMO
- 0 - 1 - 1 - 2 - 3 - 5 - 8 - 13 - 21 - 35 – 55
- 0 - 1 - 1 - 2 - 3 - 5 - 8 - 13 – 21
- 0 - 1 - 1 - 2 - 3 - 5 - 8 - 13
- 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 – 8
- 3 - 4 - 5 - 6 - 7 – 8
Resposta: C, 0 - 1 - 1 - 2 - 3 - 5 - 8 – 13
- Sendo o custo de um espetáculo teatral igual a R$ 500.000,00 e o preço do convite desse espetáculo igual a R$ 80,00. Qual será a resposta do algoritmo abaixo:
ALGORITMO SOLUÇÃO:
ALGORITMO
DECLARE custo, convite, qtd NUMÉRICO
LEIA custo
LEIA convite
qtd <— custo / convite
ESCREVA qtd
FIM_ALGORITMO
- 6.250 convites
- 6.050 convites
- 7.250 convites
- 625 convites
- 605 convites
Resposta: A, 6.250 convites
- Um algoritmo e, posteriormente um programa, recebe dados. Tais dados precisam ser armazenados na memória do computador para serem utilizados no processamento. Portanto, para armazenarmos dados no computador utilizamos:
- Tabela ASCII
- Variáveis
- Bytes
- Variantes
- Types
Resposta: B, Variáveis.
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