RELATORIO DO FILME PIRATAS DO VALE DO SILICIO
Por: Bruno_Vilhena • 7/6/2017 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 5.095 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE META
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
BRUNO MACIEL VILHENA
PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
Macapá/AP
2016
O filme relata a história da computação, do surgimento das empresas Microsoft e Apple, desde o início, na década de 70.
Foi Steve Jobs, junto de seu amigo Steve Wozniak, quem criaram a Apple Computadores. Tudo começou numa garagem, com uma pequena equipe de amigos. Mas com a ambição de Jobs, tudo se transformou num grande império, com muitos empregados e alta produção.
A Apple computadores lucrou muito após uma feira em São Francisco, em 1977, vendendo computadores pessoais. Pois naquela época, os computadores eram utilizados apenas nas grandes empresas, e isso foi um marco na história da computação.
E Bill Gates não muito diferente financeiramente de Steve Jobs começou com a Microsoft, em um quarto de hotel, só que comercializando linguagens e programas para computadores. O grande salto na história da Microsoft, e é até engraçado, foi quando ele prometeu um sistema de computador a empresa IBM, até aqui tudo bem, o interessante era que ele não tinha nenhum sistema, e nem fazia ideia de como ia fazer para conseguir o sistema prometido à IBM. Foi então que ele teve a ideia de comprar de um desenvolvedor qualquer por 50 dólares, que após algumas modificações já pela microsoft surge o sistema operacional MS-DOS, já valendo muito dinheiro, e acompanhando cada um dos computadores da IBM vendidos.
Outro fato marcante que o filme relata é a criação da interface gráfica e do mouse, desenvolvidos por uma engenheira da Xerox, que os integrantes da presidência da empresa xerox rejeitaram. Achavam que não havia explicação para uma pessoa “comum” ter computador em casa. Mas despertou o interesse de Steve Jobs que fez uma visita para conhecer essa nova tecnologia que até hoje é utilizada, e baseado nessa ideia surgiu o MAC OS (Sistema operacional dos computadores Macintosh), a partir daí a Apple criou em 1984 o Macintosh e outro microcomputador chamado Lisa, já com a interface gráfica e o mouse, que revolucionou o mundo, com essa tecnologia, os usuários tiveram menos dificuldade para utilizar um computador em casa, o nome Lisa é o mesmo nome de sua filha com Arlene, que abandonou ainda grávida.
Na empresa Apple, os programadores eram obrigados a trabalhar mais de 90 horas por semana, Jobs era muito rigoroso e ambicioso em relação a isso para superar outras grandes empresas como a IBM, até que um dia, um dos funcionários perdeu a cabeça e agrediu Jobs, e esta atitude o fez pensar que deveria valorizá-los mais, afinal ele dependia deles para chegar aos seus objetivos de crescer com sua empresa, o trabalho deles fazia a Apple existir. Algum tempo depois Wozniak desfaz sua parceria com Jobs por não aceitar a maneira como Jobs comandava a Apple e tratava seus funcionários.
Logo, Bill recebeu a informação de que a Apple obteve as informações da empresa Xerox, acompanhando toda essa evolução da Apple ele Gates não poderia parar vendo que a Apple estava cada dia melhor, com isso também resolveu investir em interface gráfica, e com mais uma jogada de mestre conseguiu convencer o Steve que iriam fornecer programas para o Macintosh e claro ter total controle sobre esta nova tecnologia e com isso consegue ter acesso a informações sigilosas da Apple. E essa foi a grande oportunidade de roubar informações valiosas da Apple, mas quando Steve Jobs percebe já é tarde demais, Bill rouba toda sua tecnologia e com algumas modificações cria em 1985 o Sistema Operacional com interface gráfica Windows, arruinando desta forma a liderança no mercado, que era da Apple. Há uma discussão interessante e longa entre Jobs e Bill Gates sobre o Windows, ao final Gates “enrolou” Jobs e conseguiu “passar a perna” em quem o esnobou (na feira de lançamento do Apple II).
...