Respostas Arquitetura de Computadores
Por: Levi Freire • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 406 Visualizações
Exercício Arquitetura de Computadores
- Organização de computadores refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais. Exemplos: Sinais de controle, interfaces entre computador e periféricos e a tecnologia de memória utilizada.
Arquitetura de computadores refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador. Atributos estes que possuem impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Exemplos: Conjunto de instruções, o número de bits usados para representar diversos tipos de dados (números, caracteres), mecanismos de E/S e técnicas para endereçamento de memória.
Exemplo: É de questão arquitetural se um processador terá uma instrução de multiplicação.
É questão organizacional se a instrução será realizada através de repetidas somas ou através de uma unidade de multiplicação especial.
- As quatro funções básicas de um computador são armazenamento de dados, processamento de dados, transferência de dados e controle.
- Unidade Central de Processamento (CPU): Controla a operação do computador e realiza as funções de processamento de dados.
Memória: Responsável pelo armazenamento de dados.
E/S: Move dados entre o computador e o ambiente externo a ele.
Barramento: Oferece interconexão entre os componentes de um computador interligando CPU, memória e E/S.
- Um computador de programa armazenado é uma proposta da arquitetura de von Neumann que se caracteriza pela possibilidade de armazenar os programas na memória juntamente com os dados para que o computador possa obter suas instruções diretamente da memória.
- 1ª geração: É marcada pela utilização de válvulas de vidro a vácuo que tem como principal função controlar os fluxos de elétrons. A programação era feita diretamente em linguagem de máquina e o armazenamento de dados era feito com cartões perfurados. Os computadores eram enormes, consumiam muita energia, esquentavam muito e tinham como principal finalidade o estudo científico. O principal exemplo dessa geração é o ENIAC construído e projetado na Universidade da Pensilvânia e foi o primeiro computador digital de propósito geral do mundo.
2ª geração: As válvulas da primeira geração foram substituídas por transistores que são menores, mais baratos e dissipam menos calor que uma válvula. A partir desse momento é introduzido unidades aritméticas e lógicas e unidades de controle mais complexos. A programação passou a ser feita por linguagens de alto nível e a disponibilidade do software de sistema junto com o computador. O IBM 7094 foi uma das máquinas de maior sucesso desta geração de computadores.
3ª geração: É marcada pelo surgimento dos circuitos integrados, possibilitando diminuir ainda mais o tamanho dos computadores e aumentar a capacidade de processamento. Consomem menos energia e tem um menor custo de fabricação. Nessa geração era possível comprar computadores com determinadas configurações e de acordo com as necessidades era possível aumentar suas capacidades.
- Conjunto de instruções semelhante ou idêntico: O mesmo conjunto de instruções de máquina é aceito em todos os membros da família.
Sistema operacional semelhante ou idêntico: O mesmo sistema operacional está disponível para todos os membros da família, em alguns casos, recursos adicionais são implementados nos membros do mais alto nível da família.
Velocidade aumentada: De acordo com a hierarquia da família, a taxa de execução de instruções é maior nos membros de mais alto nível da família.
Número cada vez maior de portas de E/S: O número de portas de E/S aumenta dos mais baixos para os mais altos níveis da família.
Tamanho da memória crescente: O tamanho da memória aumenta do mais baixo para o mais alto membro da família.
Maior custo: Os membros do mais alto nível da família tem maior custo que os dos níveis mais baixos.
- Memória principal, unidade lógica e aritmética (ULA), unidade de controle e equipamento de entrada e saída (E/S).
- A programação no hardware é realizada através da combinação de componentes para a realização de uma determinada instrução. Já a programação no software em vez de recombinar componentes para cada nova instrução, ela apenas emite sinais de controle sobre o hardware de uso geral para a realização de instruções.
- Instrução é, de forma geral, as ações que o computador deve realizar. Por exemplo, um software é um conjunto de instruções que são interpretas pelo hardware e que geram sinais de controle.
- O ciclo de instrução é o processo necessário para a realização de uma instrução. É dividido em duas etapas: Ciclo de busca e ciclo de execução.
- O ciclo de instruções é realizado da seguinte forma:
1º Ciclo de busca: O processador busca uma instrução por vez na memória. O contador de programa armazena o endereço da próxima instrução a ser realizada. A instrução é carregada no registrador de instrução.
2º Ciclo de execução: O processador interpreta a instrução e a executa a ação solicitada.
- A. Interrupções são mecanismos pelos quais outros módulos podem interromper a execução normal do processador. Exemplos desses módulos: E/S e memória.
B. As interrupções são fornecidas principalmente como um modo de melhorar a eficiência do processador e sinalizar a CPU a ocorrência de eventos importantes com relação aos módulos de entrada e saída e memória. Permite aos periféricos sincronizarem a sua operação com a CPU.
C. O processador suspende a execução do programa que está sendo executado e salva seu contexto. Executa a interrupção, depois volta ao estado normal.
- Duas técnicas podem ser utilizadas para tratar interrupções múltiplas. A primeira é desativar as interrupções enquanto uma interrupção estiver sendo processada. Casa haja uma interrupção enquanto uma outra já estiver sendo executada, esta última ficará pendente até que o processador conclua a primeira e reative as interrupções.
A segunda técnica é definir prioridades para as interrupções. Uma interrupção de maior prioridade faz com que o tratamento de uma interrupção de menor prioridade seja interrompido.
- Memória para processador: o processador lê uma instrução ou uma unidade de dados da memória.
Processador para memória: o processador escreve uma unidade de dados na memória.
E/S para processador: o processador lê dados de um dispositivo de E/S por meio de um módulo de E/S.
Processador para E/S: o processador envia dados para o dispositivo de E/S.
E/S de ou para a memória: para esses dois casos, um módulo de E/S tem permissão para trocar dados diretamente com a memória, sem passar pelo processador, usando o DMA.
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