SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO
Por: vagner1978 • 12/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 121 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE MIRASSOL D’OESTE - MT
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
VAGNER MARCOS PAULINO – RA: 2766542716
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Disciplinas Norteadoras:
INTERAÇÃO HUMANO?COMPUTADOR
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
SEMINÁRIOS I
Tutor (a) EAD: JOICE SIQUEIRA LIMA
MIRASSOL D’OESTE - MT
2018
SUMÁRIO
TAREFA 102
TAREFA 203
TAREFA 306
TAREFA 408
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS010
TAREFA 1
Abaixo segue tela de Cadastro de Clientes, no qual utilizei os conceitos relacionados a interação do usuário com o computador; utilizando cores e formatos leves para uma boa visualização e entendimento.
TAREFA 2
a) Organização hierárquica dos dados
Banco de dados hierárquico foi implementado na década de 70, sendo considerado banco de dados de 1ª geração, apesar da limitação do mesmo. Teve papel fundamental na evolução dos sistemas de gerenciamentos de banco de dados, o qual até hoje encontramos aplicações que utiliza esta estrutura de banco de dados.
Banco hierárquico consiste em uma coleção de registros que conectados por meio de ligações. Cada registro é uma coleção de campos (atributos), contendo apenas um valor de dado, sendo que uma ligação é uma associação entre exatamente dois registros.
Com base nas informações acima, abaixo figura 1 demonstrando os dados hierárquicos, seguindo a linha com foco na prestação de serviços ao cliente, com a utilização de peças em seu veículo.
Figura1: dados hierárquicos de uma oficina
b) Diagrama de relacionamento quantitativo dos dados.
Ao iniciar o desenvolvimento de um novo sistema, ou até mesmo uma nova funcionalidade para um sistema existente, um dos primeiros passos a ser executado é um breve estudo e levantamento dos requisitos necessários para a conclusão do produto final.
Partindo das informações obtidas deste estudo, desenvolve-se um modelo conceitual que será utilizado para orientar o desenvolvimento, fornecendo informações sobre os aspectos do projeto do sistema. Cria-se um modelo de Entidade Relacionamento (ER) ou simplesmente (MER), no qual é um modelo conceitual utilizado na engenharia de software.
Ao mesmo tempo que o MER é somente um modelo conceitual, o diagrama de relacionamento quantitativo dos dados, é uma representação gráfica de como ficará cada parte do software; facilitando a comunicação entre os integrantes da equipe de desenvolvimento. Abaixo figura 2, demonstrando um diagrama de oficina.
Figura 2 – Modelo de diagrama de relacionamento quantitativos
c) Explanação da análise realizada e representada nos dois itens apresentados.
Para tomada de decisões dentro de um Sistema de Informação (SI), utilizamos a análise de dados, que nada mais é o estudo de informações coletadas, utilizando ferramentas como organogramas e diagramas, conforme mostrado nas figuras acima.
Atualmente a tecnologia oferece grande suporte a essa análise, com softwares capazes de interpretar volumes grandes de dados.
Na atual conjectura em que se encontra o mundo profissional, a análise de dados é extremamente essencial, sendo utilizada nas tecnologias de informação para identificar regras, padrões e tendência para tomadas de decisões mais corretas.
Com um modelo hierárquico bem organizado e montado, pode-se desenvolver um software mais atraente e eficaz.
Já com o diagrama de relacionando quantitativo montado, você observa o real funcionamento de cada parte do software, facilitando o projeto e o entendimento de cada integrante da equipe de desenvolvimento, coletando dados e montando uma análise de dados mais eficiente.
TAREFA 3
Criptografia simétrica e assimétrica
No âmbito da criptografia (do grego esconder+escrever), a encriptação é o processo de transformação de uma informação original em uma informação ilegível, para outras pessoas, tendo como objetivo
...