SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA.
Por: Gisele Vedder • 23/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.821 Palavras (12 Páginas) • 285 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. DESENVOLVIMENTO 6
4.1. UNIVALI - TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS 7
4.2. UNISOCIESC - TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS 8
4.3. UNISUL - PRODUÇÃO MULTIMÍDIA À DISTÂNCIA 9
5. SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE. 10
5.1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO) 10
5.2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) 11
6. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS UNIVERSIDADES 11
6.1. CRIPTOGRAFIA 12
6.1.1 Chave Simétrica 12
6.1.2 Chave Assimétrica 13
6.2. CÓDIGO DE CESAR 13
7. PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS 14
7.1. UNIVALI BANCO DE TALENTOS 14
7.2. PORTAL UNIVALI 14
7.3. PROGRAMA SOFTWARE LEGAL 15
7.4. TRABALHANDO.COM 15
7. 5. ACERVO PARA USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL 15
7.6. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 15
8. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, o uso da tecnologia no ambiente funcional das empresas se torna indispensável, seja em propagandas, no desenvolvimento de websites, em banners, em sistemas de segurança, nos programas estratégicos para integrar pessoas, etc. Para o controle organizacional podemos citar os Sistemas de Informações (SI) como umas das peças chave, o uso desta tecnologia permite controlar de forma eficaz o grande fluxo de informações utilizadas em suas atividades.
O Sistema de Informação é um instrumento de gestão fundamental, auxilia no planejamento, no gerenciamento, na tomada de decisões e na resolução de problemas operacionais, pois fornece todos os dados que uma empresa precisa saber como: entrada e saída de produtos, informações sobre clientes, funcionários, e outros dados diversos.
Os principais tipos sistemas de informação são: Sistemas de Informações Estratégicas, Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas de Informação Gerencial e Sistemas de Informação Operacional. As organizações incorporam o conjunto de sistemas que melhor se adequam ao fluxo de suas atividades.
Nas instituições de ensino o uso do SI é tão importante quanto nas empresas comerciais, pois as universidades se dedicam à prestação de serviços na área de ensino e têm como clientes as pessoas interessadas em realizarem cursos ofertados. O fluxo de informação das universidades é bem extenso, envolve dados sobre cursos, matrículas, alunos, pagamentos, notas, informações sobre cursos e tudo sobre a área acadêmica. Como exemplo foram escolhidos dois tipos de SI usados em universidades para melhor gerenciar essas atividades.
2. objetivo
Este trabalho tem como objetivo explanar a importância dos sistemas de informações (SI) no cotidiano das organizações e mostrar como os sistemas de informações implantados nas universidades proporcionam uma maior eficiência no desempenho das atividades administrativas dessas instituições.
3. JUSTIFICATIVA
De acordo com a pesquisa realizada em três universidades, foram escolhidos dois tipos de sistemas de informações que se encaixam ao ramo de atividades das universidades.
Os Sistemas de informações Operacionais dão suporte a diversas operações rotineiras das universidades, processa um grande volume de dados de modo a armazenar e distribuir todas as transações realizadas, além disso, este sistema serve de apoio para outros sistemas já implantados.
Os Sistemas de Informações Gerenciais trabalha juntamente com o sistema acima apresentado, pois agrupam os dados e geram informações essenciais sobre o grande fluxo das atividades e auxilia nas tomadas de decisão.
4. Desenvolvimento
Foram pesquisadas três faculdades com o objetivo de obter informações de curso, comparação entre os cursos ofertados, carga horária, grade curricular e numero de semestres. Com essas informações podemos ter uma base de como funcionam os Sistemas de Informações na hora de gerenciar essas atividades.
Primeiramente, a figura 1 a seguir representa um protótipo de tela de acesso para futuros alunos se inscreverem nos cursos ofertados pelas universidades.
Utilizando alguns conceitos de interface encontrados em IHC, este protótipo foi criado com base nos temas de comunicabilidade e conceitos de cores, de forma a apresentar um projeto com design agradável e de fácil entendimento.
Figura 1: protótipo de tela
[pic 14]
Fonte: Autora
4.1. UNIVALI - TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS
Carga horária | 2.010 horas |
Grade curricular | 1º semestre: Introdução aos Jogos Digitais (72 horas), Processo Criativo (72 Horas), Algoritmos e Programação (108 Horas). 2º semestre: Ergonomia (72 Horas); Projeto de Jogos Digitais (72 Horas), Programação (72 Horas). 3º semestre: Computação Gráfica (72 Horas), Matemática para Jogos (72 Horas). 4º semestre: Motores para Jogos 3D (72 Horas). Dispositivos Móveis (72 Horas). 5º Semestre: Inteligência Artificial (72 Horas), Técnicas de Otimização (72 Horas). |
Sistema de notas | Avaliação por nota de 0 a 10. Para ser aprovado, o aluno precisa ter 75% de frequência e média final 6.0 (seis). |
TCC | Não informado |
Estágio | Não Obrigatório Na Univali os estágios supervisionados poderão ser realizados, na maioria dos cursos, desde o 1º período, respeitadas as especificidades de cada curso. Já as monitorias acontecem por processo seletivo realizado nos Centros, devendo o acadêmico ter cursado as disciplinas solicitadas nos editais de seleção. A Univali proporciona aos acadêmicos a oportunidade de realizar o estágio voluntário na sua área de formação. |
...