Sistemas de Informação
Por: Thiago Silva • 10/6/2024 • Dissertação • 729 Palavras (3 Páginas) • 48 Visualizações
[pic 1]
Enterprise Resource Planning, também conhecido como ERP, é um sistema de software integrado que é usado por organizações para gerenciar e automatizar uma variedade de processos de negócios, incluindo finanças, contabilidade, recursos humanos, estoque e produção, cadeia de suprimentos, vendas, marketing, dentre outras áreas. Sendo que seu principal objetivo é facilitar a coleta, armazenamento, gerenciamento e interpretação de dados relacionados às operações da empresa.
Os sistemas ERP permitem que as organizações tenham uma visão mais abrangente e em tempo real de suas operações, o que resulta em uma grande ajuda na tomada de decisões informadas e na melhoria da eficiência. Eles são projetados para unificar diferentes departamentos e funções dentro de uma empresa, substituindo sistemas independentes e simplificando a comunicação e o compartilhamento de informações entre eles.
Sistemas ERP também possuem características principais, dentre elas temos: integração, automatização, gerenciamento de
recursos, atendimento ao cliente, visão abrangente, geração de relatórios e controle financeiro.
A empresa que adota o uso de um sistema ERP está apta a trazer uma série de benefícios significativos para sua organização. Dentre
eles os principais a se destacar são:
Integração de processos: promove a união de todos os processos de negócio e departamentos dentro de uma organização, melhorando
assim a comunicação e a colaboração entre as áreas, além de ajudar a evitar a duplicação de uma mesma tarefa.
Melhoria da produtividade: com o uso de processos automatizados e integrados é permitido às empresas a operar de forma mais eficiente. Dessa forma os funcionários realizam suas tarefas de forma rápida e objetiva, reduzindo o risco de possíveis erros manuais e o estresse de uma tarefa repetitiva.
Redução de custos e desperdícios: através da automação de processos e melhoria na eficiência é possível obter uma redução de custos operacionais, além de economizar com mão de obra, redução de estoque e eliminar erros que podem ter grande custo a curto ou longo prazo.
Automação de tarefas: utilizada em processos repetitivos e burocráticos, a automação é de grande ajuda para reduzir a carga de trabalhos manuais e aumentar a eficiência do trabalho fazendo com que os funcionários se dediquem as atividades onde suas açõ es possam gerar mais valor
Visão estratégica e tomada de decisões controladas: os sistemas ERP fornecem informações em tempo real sobre as operações da
empresa, permitindo assim que os gestores tomem as decisões mais adequadas e estratégicas mediante cada situação.
Aumento da satisfação do cliente: com o acesso rápido a informações relevantes as equipes de atendimento ao cliente conseguem resolver de forma mais eficiente todos os problemas, dúvidas e questionamentos do cliente, melhorando a experiência e satisfa ção do cliente para com a empresa.
Apesar do uso de um sistema ERP em uma empresa trazer inúmeros benefícios, seu uso também pode apresentar vários desafios que precisam ser enfrentados. Dentre eles, os principais são:
Custo de implementação: implementar um sistema ERP é muito caro, envolve custo de software, hardware, consultoria,
...