Sistemas de Informação
Por: mycow • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A abordagem sistêmica é cada vez mais adotada em diversos campos do conhecimento humano, dada a amplitude de seus conceitos. Para entender o que é o sistema de informação e a importância da abordagem sistêmica é preciso antes entender o que é um sistema.
De acordo com (SKYTTNER, 2001), o conceito de sistema é discutido há milênios e vem sendo refinado com o passar dos tempos. Atualmente são amplamente aceitas uma série de propriedades que juntas compreendem a teoria geral de sistemas de um sistema aberto[1]. Ludvig Von Bertalanffy, Joseph Litterer, entre outros teóricos, formularam as propriedades definidoras de um sistema aberto.
E, segundo tais propriedades, um sistema aberto apresenta as seguintes características:
- É composto por diversas partes interdependentes e inter-relacionadas que, quando em equilíbrio, se juntam para atingir um objetivo comum, por meio da transformação de entradas em saídas;
- Todos os sistemas tendem ao desgaste, um sistema pode evitar o desgaste por um tempo finito ao absorver energia de seu meio ambiente; e
- Sistemas geralmente são compostos por subsistemas que por sua vez também podem ser compostos por outros subsistemas menores. Em sistemas complexos os subsistemas desempenham funções específicas que ajudam a manter o sistema maior.
Ainda, em (SKYTTNER, 2001) afirma-se que, todos os sistemas não-vivos tendem ao desgaste e, eventualmente atingem o estado permanente de entropia máxima, no qual o sistema não pode realizar mais nenhuma atividade. Os sistemas vivos podem, por um tempo finito, evitar a entropia[2] ao absorver energia do ambiente, gerando a neguentropia[3] (entropia negativa).
Assim, (DANTAS, 1992) sustenta que:
“O que permite à um sistema aberto organizar-se é a informação. Ela é o meio que lhe possibilita dispor das fontes de energia livre necessárias ao seu projeto neguentrópico. Todo o sistema é um sistema de informação, permanentemente captando no meio, processando em seu interior e liberando, de novo, no meio, a informação necessária à sua organização”.
Deste modo, compreende-se que os sistemas de informação são sistemas que, para manterem a neguentropia, captam do ambiente externo a energia da qual necessitam - a informação, em seu estado bruto. Um sistema aberto está em constante interação com o meio externo, buscando energia livre e evitando que processo de entropia a degrade. Esta energia é processada pelo sistema e novamente, enviada ao meio externo. Este processo mantém a organização do sistema.
- DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Os dados, a informação e o conhecimento representam elementos básicos dentro de uma estrutura de comunicação.
O dado, em (REZENDE, 2005), é descrito como qualquer número, letra ou caractere que não transmita nenhum significado claro. São fragmentos que não possuem qualquer relação com algo, portanto, não podem ser interpretados precisamente.
Compreende-se, então, dado como um estado bruto ou um elemento do qual a informação é constituída.
Segundo (OLIVEIRA, 2005), chamamos de informação tudo aquilo que, dentro de alguma forma de linguagem, é utilizado como forma de comunicação. Para gerar a informação é necessário associar uma quantidade de dados, dando significado a eles.
Quando se diz, por exemplo, um, verde ou chave, pouco se pode concluir sobre o que está sendo descrito. Ao associar esses dados como em: um computador, carro verde ou chave de casa, gera-se uma informação, pois o significado se torna mais claro.
Ainda, segundo (REZENDE, 2005), quando a informação é interpretada, ela se torna conhecimento para aquele que a interpretou. A informação pode também ser “interpretada” por softwares quando este permite a geração de cenários, simulações e etc., portanto, recursos computacionais também podem gerar conhecimento.
...