Sistemas de Tecnologia da informação
Por: Mariabornbahiago • 22/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 1.287 Visualizações
ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO TÉCNICO – OPET
FACULDADES OPET
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE - GOL, TAM E AZUL
CURITIBA
2017
MARIA APARECIDA BORN BAHIA GOMES
ATIVIDADE - GOL, TAM E AZUL
Trabalho acadêmico apresentado por Maria Aparecida Born Bahia Gomes, à Organização Paranaense de Ensino Técnico OPET, como um dos requisitos para a obtenção de nota parcial na Disciplina de Sistemas e Tecnologia da Informação do Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos.
Professora Orientadora: Kawana Harue Sato Born
CURITIBA
2017
INTRODUÇÃO
Empresas de Linhas Aéreas brasileiras transportam milhões de passageiros em voos domésticos todos os meses. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Foram 7,8 milhões de passageiros transportados em novembro do ano de 2013, em voos domésticos.
Para atender a esta demanda é necessário um enorme preparo logístico desde a contratação de mão de obra qualificada; aquisição, manutenção e abastecimento de aeronaves; controle de tráfego aéreo; constante monitoramento de adequação às normas dos órgãos competentes; vendas de passagens e faturamento; entre outros recursos da empresa que em si exigem sistemas de organização completos para que possam estar completamente organizados ao serem cruzados com demais recursos. Por exemplo, para realizar uma correta manutenção e abastecimento das frotas aéreas sem demandar perda de combustível ou mão de obra em aeronaves que não serão utilizadas em um determinado período, é necessário ter um sistema completo de vendas de passagens aéreas que alimente corretamente os dados de volume de passageiros que serão utilizados pelos setores responsáveis pelo gerenciamento logístico de aeronaves da companhia aérea. Um sistema que não funcione corretamente ou que seja mal programado pode gerar transtornos enormes aos clientes finais, sendo na melhor hipótese: falta de aeronaves (o que ocasionaria realocação dos clientes em voos posteriores), ou perda financeira da empresa ao preparar recursos humanos e financeiros superiores aos necessários para atender a real demanda.
Sistemas de Processamento de Transação (SPT): De acordo com Alter (1992, p.127), "um sistema de processamento de transações coleta e armazena dados sobre transações e algumas vezes controla decisões que são feitas como parte de uma transação." De acordo com Beuren e Martins (2001, Rev. contab. finanç., São Paulo , v. 12, n. 26, p. 6-24) “Uma transação é qualquer troca relacionada com negócios, como pagamento a empregados, vendas a clientes e pagamento a fornecedores.” Um exemplo deste sistema em uma empresa de linhas aéreas é o sistema de vendas de passagens. Este sistema é único e online (ou seja, tanto para vendas realizadas pelos atendentes da empresa quanto as realizadas pelo cliente através do auto atendimento pela internet.) e alimenta diretamente o Sistema de Informação Gerencial. O sistema de vendas de passagens apenas confirma e emite uma passagem após o recebimento do pagamento, e realiza um cadastro de cada um dos passageiros que utilizará os serviços da companhia, ele possui a entrada de dados como: Dados pessoais do passageiro; Data e horário de vôo; Local de saída e chegada. Através destes dados o sistema alimenta registros que permitem descobrir diversas outras informações através do cruzamento de dados coletados anteriormente. Ou seja, é possível (por exemplo) obter informações de faturamento de um determinado período separando o mês de recebimento dos pagamentos de passagens do mês de compra das passagens (antecipação de pagamentos) e do mês correspondente ao período contratado para o serviço. A coleta de dados permite não somente que a companhia aérea se prepare para a demanda do ano corrente mas que realize previsões para os anos seguintes de acordo com interferências externas (concorrência, por exemplo). Este cruzamento de dados ocorre de acordo com a necessidade de previsão e gerenciamento.
Sistemas de Informação Gerencial (SIG): Gerenciamento corresponde a organização e direção. Os sistemas de gerenciamento utilizam os dados coletados anteriormente para organização interna da empresa a fim de atender a demanda com o devido preparo. Cada setor da empresa possui gerência e necessita de sistemas que submetam dados operacionais à análise gerencial. Por exemplo, através da previsão de aumento de demanda, o setor de Recursos Humanos poderá realizar contratações de mão de obra temporária para um período de maior demanda. Estas contratações, porém, demandam um grande preparo dos Recursos Humanos, pois exigem mão de obra muito especializada (pilotos comerciais, por exemplo), e requerem uma atenção específica da empresa, pois em períodos de alta demanda de mão de obra em uma companhia aérea, as empresas concorrentes também estarão recrutando, e não é possível realizar um treinamento rápido que atenda a demanda por colaboradores. Assim como o setor de Recrutamento e Seleção, o Departamento de Pessoal também utiliza o Sistema de Informação Gerencial para realizar o cruzamento de dados a fim de obter as informações necessárias para a realização de seu serviço; porém, apesar de utilizar os mesmos dados, precisa resolver problemas diferentes, como realizar pagamentos, administrar férias, entre outros. Neste caso, irá realizar um cruzamento diferente de informações através de uma pergunta diferente ao banco de dados, e irá obter as respostas correspondentes utilizando os mesmos registros. Como por exemplo, qual o melhor período para conceder férias aos funcionários e quantos funcionários de determinado setor poderão ter folga em um determinado período. Os sistemas gerenciais correspondem à Gerência, que é formada pelos profissionais capacitados a organizar os respectivos setores para que as atividades operacionais sejam direcionadas e concluídas. Os sistemas gerenciais oferecem ferramentas para que os cronogramas das Gerências sejam completados no período necessário.
...