Site Survey ETEP - Segurança de Dados e Redes
Por: diihqq • 7/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO – SEGURANÇA DE DADOS E REDES
SITE SURVEY – WIFI ETEP
Alefe Albert Santos, Alexsandro Pereira Lopes, Diogo Esteves da Silva, Marcelo Marassi Martinelli
ETEP Faculdades (Engenharia da Computação), São José dos Campos – SP
Resumo O trabalho consiste em aplicar um procedimento conhecido como “Site Survey” para avaliar a infraestrutura da rede sem fio da ETEP, obtendo resultados sobre a cobertura do sinal, configuração da rede, localização física dos dispositivos, transmissão de dados, entre outros. Após a realização do Site Survey e o estudo dos resultados a partir das informações levantadas, é possível implementar melhorias e solucionar problemas de conexão entre as várias áreas do local. Objetivo Identificar os pontos de conexão sem fio no campus da ETEP Faculdades e realizar testes de acesso, anotando os valores obtidos para que sejam analisados, utilizando método Site Survey, para certificar-se de que a infraestrutura de rede atende todos os pontos do campus, fornecendo um sinal de alta qualidade e estável. Referencial Teórico SSID O SSID (Service Set IDentifier) é um conjunto de caracteres que identifica uma rede sem fio, de modo que as redes possam se diferenciar entre uma e outra, principalmente para o acesso dos usuários. O ideal é usar nomes que tenham a ver com aquilo que ela propõe. No caso da ETEP, o SSID da rede é “wifi_etep”. RSSI O RSSI é conhecido como o Indicador da Força do Sinal Recebido, ou seja, quanto maior o valor da rede na área localizada, melhor será o sinal da conexão. Normalmente é medido em decibéis (dB) para facilitar a identificação pelo analista de rede, pois este valor é invisível para o usuário. [pic 1] Figura 3 – Valores RSSI para as redes encontradas na ETEP WEP, WPA e WPA2 As 3 siglas são relativas a padrões de segurança relativos à conexão de dados sem fio. São divididos em: WEP (Wired Equivalenty Privacy): Primeiro algoritmo criado e compatível com praticamente todas as redes sem fio disponíveis no mercado. É inseguro nos dias atuais pois o seu sistema de segurança é de apenas 128 bits, podendo ser quebrado facilmente. WPA (Wi-Fi Protected Access): Evolução do WEP, com uma encriptação de 256 bits e sistema de análise de pacotes, aumentando a segurança na rede contra invasões e ameaças. WPA2 (Wi-Fi Protected Access II): Evolução do WPA e padrão atual e mais seguro de todos disponíveis. Utiliza encriptação avançada (AES) e um mecanismo de encriptação (CCMP) que protege os dados que estão sendo enviados pela rede.
Não localizamos o sinal da rede “wifi_etep”. | [pic 2] Figura 1 – Lista de SSID’s Mac Address O MAC Address é conhecido como o endereço de controle de acesso à alguma rede, ou seja, é um registro único de 12 dígitos hexadecimais que identifica a placa de rede de alguma interface de conexão. Normalmente, o número é gravado diretamente na memória ROM da placa de rede do dispositivo (desktop, notebook, roteador e etc.). No caso da ETEP, encontramos 2 roteadores disponíveis, os endereços de MAC Address respectivos são 00:18:F8:A9:F4:97 e C0:4A:00:93:C1:96 [pic 3] Figura 2 – Endereço MAC de um roteador Cisco Desenvolvimento dos testes Os testes foram realizados medindo 6 locais no campus da ETEP, utilizando o notebook e o software Acrylic Wi-fi Home (GO PRO) que identifica as redes, sinais correspondentes e outras informações. Além disso, faz uma exibição em gráfico da rede com base no tempo. A rede sem fio utilizada para o teste foi a “wifi-etep”. Os locais medidos foram:
|
[pic 4][pic 5]
Figura 4 e 5 – Teste realizado na Portaria de entrada ETEP
- Na parte externa em frente a secretaria
O Wi-fi foi localizado, mas não foi possível conectar-se na rede.
[pic 6]
[pic 7]
Figura 6 e 7 – Teste realizado na Secretaria ETEP
- Corredor do prédio F
O Wi-fi foi localizado, mas em algumas vezes não foi possível conectar-se na rede. Em outras, foi possível conectar, mas o sinal ficou bem fraco e inconstante.
[pic 8]
[pic 9]
Figura 8 e 9 – Teste realizado no corredor F ETEP
- Corredor do prédio G
O Wi-fi foi localizado, mas em algumas vezes não foi possível conectar-se na rede. Em outras, foi possível conectar, mas o sinal ficou fraco e inconstante. Porém, melhor do que o sinal do corredor F.
[pic 10]
[pic 11]
...