Tutorial Portugol Webstudio
Por: thayller • 9/11/2018 • Artigo • 512 Palavras (3 Páginas) • 798 Visualizações
Tutorial Portugol Webstudio
Baseado no Portugol Studio (UNIVALI), o Portugol Webstudio tenta trazer todo ambiente de desenvolvimento que é possível se encontrar no desktop, para a internet..(GITHUB, 2018).
É um ambiente de desenvolvimento para criação de códigos usando o portugol, que proporciona uma experiência bem próxima do que se acha em IDE instaladas em máquina.O editor trabalha com piseudocogio ou mais conhecido como portugol baseado na estrutura da linguagem de programação C. Para acessar é só acessar o link: https://bit.ly/2SufBse
Figura 1 - Tela inicial editor portugol
Fonte: SITE PORTUGOL-WEBSTUDIO[pic 1]
Ao acessar o editor nos apresentado uma tela como a da imagem acima, no lado direito temos um menu com alguns exemplos de códigos em portugol, é só clicar em uma das abas e ao clicar aparece um botão na barra inferior escrito explorar exemplo.
[pic 2]
Figura 2 - Menu de exemplos
Fonte: SITE PORTUGOL-WEBSTUDIO
Figura 3 - Menu de exemplos – opções
[pic 3]
Fonte: SITE PORTUGOL-WEBSTUDIO
Figura 4 - Botão para abrir um exemplo
[pic 4]
Fonte: SITE PORTUGOL-WEBSTUDIO
Figura 5 - Exemplo aberto
[pic 5]
Fonte: SITE PORTUGOL-WEBSTUDIO
O editor também oferece a opção de criar o seu próprio código, da esquerda para a direita tempos as opções:
[pic 6]
Essa opção é para criar um novo arquivo em branco
[pic 7]
Essa opção é para abrir o seu projeto já salvo no computador
[pic 8]
Opção de ajuda, aqui tem todos os códigos que podem ser usados no projeto
[pic 9]
Caminho para acessar o código fonte do projeto que é mantido no github
Quando abrimos um novo arquivo ou um arquivo já existente temos mais quatro opções:
[pic 10][pic 11][pic 12]
Esse botão executa o código inserido no arquivo
Cancela a execução do código
Geração um código para compartilhar o seu projeto em outras plataformas
A estrutura básica do código portugol, consiste em uma chamada inicial denominada programa que seria a classe principal do código é o método inicio que é a função chamada quando o programa é inicializado, veja um exemplo abaixo:
//O comando programa é obrigatório
programa
{
//Inclusões de bibliotecas
// - Quando houver a necessidade de utilizar
...