A ARQUITETURA DE DADOS ESTRUTURADOS E NAO ESTRUTURADOS
Por: Foppici • 5/3/2022 • Dissertação • 390 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Gestão de impressões com dados estruturados
Atualmente a empresa Terminal de Cargas S/A passa por uma expansão em sua produção e identificou a necessidade otimizar o gerenciamento das impressoras, pois o fluxo de entrada e saída de carga é controlado através de notas impressas e com o aumento da demanda identificaram um aumento exponencial nos chamados para trocas de toner, fusor e problemas nos equipamentos, por isso a área de TI foi requisitada para otimização do processo de abertura de chamados.
Uma vez que todas as impressoras estão interligadas em rede, o uso do modelo de arquitetura de dados estruturada permitirá o armazenamento centralizado dos dados relacionados a impressora como, por exemplo, IP, localidade, unidade, setor, data da aquisição do equipamento, data da última manutenção, quantidade de impressões realizadas desde a última troca do toner ou fusor, última conexão identificada na rede, erros, etc.
De acordo com DATE (2004, p. 6), um sistema de banco de dados é “um sistema computadorizado cuja finalidade geral é armazenar informações e permitir que os usuários busquem e atualizem essas informações quando as solicitar”. Para o autor um sistema de banco de dados é composto por dados, hardware, software e usuários.
Para armazenamento das informações, será utilizado o sistema gerenciador de banco de dados SQL Server, os dados também serão disponibilizados em um data warehouse que permitirá a geração de relatórios e criação de dashboards que serão utilizados pela gestão da empresa para avaliação de volumes de impressões por impressora e assim possa decidir pela desativação ou inclusão de novo equipamento para otimização da produtividade do setor.
Com base nas informações previamente armazenadas de forma estruturada a empresa adotará um processo de automatização para abertura de chamados baseado em inteligência artificial que inicialmente utilizará as estatísticas existentes para abrir o chamado de forma preditiva e com o passar do tempo otimizará o processo reduzindo consideravelmente tanto a necessidade de o funcionário abrir chamado quanto o tempo em que o equipamento estará indisponível para uso, assim o processo será mais eficiente.
O uso da arquitetura de dados estruturada permitirá a empresa ser mais eficiente no acompanhamento do uso das impressoras e na automatização da abertura de chamados, enquanto a aplicação de inteligência artificial possibilitará antecipar problemas e evitar que o equipamento fique fora de uso.
Referência
DATE, C. J.. INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
...