A Análise Do Linkedin Como Um Sistema De Informação
Por: Vitor Contieri Rezende Pecanha • 5/3/2024 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 86 Visualizações
Resumo
O trabalho trata-se de um estudo do LinkedIn, sobre os seus principais aspectos de sistema de informação. A escolha do LinkedIn foi devida a ele se encaixar nos critérios que definem um sistema de informação. Os métodos utilizados na busca de dados foram: testes no sistema, pesquisas sobre o funcionamento da plataforma e comparação com a teoria de sistemas de informação. Concluiu-se que ele é um sistema complexo, aberto, estável e adaptável.
Introdução
Nesse trabalho será estudado o modo de funcionamento do LinkedIn como um sistema de informação. Serão analisadas as propriedades, os processos, o seu tipo, as relações, e o seu impacto nas forças de Porter.
O LinkedIn é uma rede social que tem como finalidade ofertar vagas de emprego aos usuários comuns, e às empresas facilitar a busca dos melhores funcionários. O sistema possui uma versão paga, o LinkedIn Premium, que garante vantagens para o assinante.
Seções:
Propriedades
- O LinkedIn é um sistema de informação complexo, porque há várias ferramentas trabalhando em conjunto para garantir o funcionamento. Os algoritmos complexos exercem diversas funções, como fazer as melhores conexões usuário/empresa ou usuário/usuário. Além disso, há os algoritmos de compartilhamento de informações pessoais, no caso do perfil do usuário e nos grupos. O sistema coordena todos esses algoritmos, funcionando em harmonia.
- O LinkedIn é um sistema aberto, porque ele interage diretamente com o meio. Por exemplo, as ofertas de emprego que surgem no mercado são apresentadas dentro da rede. Fora isso, há o contato usuário/empresa.
- O LinkedIn é um sistema estável, porque independente da situação econômica do Estado ainda continua com a sua função de ofertar empregos, e o seu modus operandi continua o mesmo.
- O LinkedIn é um sistema adaptável, porque ele é preparado a se adaptar às escolhas do usuário. Como a ferramenta de escolha dos diversos motivos de se criar o perfil, o que muda o filtro de informação dos usuários.
Processos
Um exemplo de processo que ocorre nesse sistema é o de procura de emprego, no qual o usuário deve, primeiramente, preencher o perfil de informações, depois pesquisar as vagas. A partir desse perfil serão disponibilizadas sugestões de empregos segundo o interesse do usuário, e então, após selecionar uma vaga, é necessário preencher o cadastro por essa vaga. Em seguida, cabe à empresa avaliar o perfil, determinando se ele é ou não qualificado, que é o momento não determinístico do sistema.
Tipo
O LinkedIn é considerado um sistema de processamento de transação (SPT), porque ele atua nas relações cotidianas do setor de recursos humanos, e ele trabalha com dados puros, em vez de conhecimento. Ele atua independente das outras áreas.
Relações
Nas relações de e-commerce o LinkedIn se encaixa em duas relações: a business to client (B2C) , e client to client (C2C).
Na relação B2C, os usuários podem enviar o perfil às empresas. Além, as empresas podem participar de grupos de discussão, com os usuários padrões.
Na relação C2C, os usuários podem entrar em contato, e avaliar o perfil dos colegas e discutir sobre as empresas. Além disso, a lista de amigos influencia o julgamento das empresas sobre as pessoas, dependendo das conexões que têm.
O impacto nas forças de Porter
O impacto do sistema se deve ao fato de que uma empresa que o usa possui uma vantagem maior sobre as que não, pois com o LinkedIn há uma melhor seleção de funcionários (devido ao maior alcance que o sistema disponibiliza).
Fora isso, o sistema permite um relacionamento mais estreito entre a empresa e os funcionários.
...