A Arquiteturas de Aplicações
Por: Carolyna Mantovani de Souza • 21/10/2018 • Abstract • 579 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Arquiteturas de Aplicações
São modeladas em termos de uma arquitetura cliente-servidor.
Cliente-servidor
São modeladas para destacar ou ilustrar o layout total do software. As arquiteturas de aplicação são comumente modeladas em termos de uma arquitetura cliente-servidor. As arquiteturas de cliente-servidor são divididas em: camadas e filas.
Camadas
O código de aplicação nem sempre é uniforme para uma aplicação, em algumas seções do código é tratado a interface com o usuário. Já em outra seção é desenvolvida com a finalidade de gerenciamento de logica do negócio ou comunicar-se com o banco de dados ou sistema back-end.
A divisão em camadas remete a divisão de trabalho dentro do código. Essas camadas são módulos de código colocados em diferentes pastas.
A camada que interage com o usuário é denominada de camada de apresentação. A segunda camada é denominada de camada de negócio, estando ligada com a lógica comercial. Já a terceira e última camada, é denominada como camada de acesso a dados, tratando da comunicação com o banco de dados ou com a origem de dados.
Filas
As filas envolvem a colocação de módulos de código em maquinas diferentes num ambiente de servidores distribuídos. O código que interage com o usuário, é colocado numa fila de apresentação, a segunda fila armazena a lógica entre negócios de aplicação e a de acesso de dados. A terceira fila abriga o próprio bando de dados ou a origem dos dados.
O servidor que compõe essas filas que variam em números e capacidade. Tal capacidade é denominada de escalonamento horizontal ou scaling out, a capacidade de adicionar servidores mais poderosos é denominada de escalonamento vertical ou scaling up.
Em aplicações web as filas ficam entre firewalls. As filas descrevem arquiteturas de servidor.
Clientes – Magro
Não possuem código de aplicação personalizado, dependem completamente do servidor para funcionar. Os clientes magros utilizam navegadores web para exibir o conteúdo de aplicação.
Clientes – Gordos
Possuem de uma a três camadas de código de aplicação, podem operar independente de um servidor por um certo período.
São mais úteis pois possuem a garantia de comunicação permanente entre o cliente e o servidor.
Hospedagem de página Web
Podem ter de uma a três camadas, tal hospedagem utiliza uma camada de apresentação exibe e utiliza páginas de web em vez de Windows forms.
Servidor
As arquiteturas de servidor são comumente compostas de uma a três camadas de implementado em uma a três filas.
A arquitetura de uma fila (one-tier) pode ser desenvolvida de modo que as três camadas de código coexistam em único servidor.
A arquitetura de duas filas (two-tier) pode ser desenvolvida de como que um servidor do bando de dados fique separado do servidor de aplicação.
A arquitetura de três filas (three-tier) pode ser desenvolvida de modo que o servidor de apresentação, aplicação e banco de dados fiquem separados.
Tipos de Conexão
- Sempre conectado
Um dispositivo móvel, como um telefone celular ou dispositivo RIM, opera em modo sempre conectado.
...