A COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EDUCAÇÃO
Por: 123addr • 16/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - IFAP.
CAMPUS MACAPÁ
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
ADRIANO DA SILVA LOBATO
LUAN DE SOUSA LIMA
OZIANE SANTANA GONÇALVEZ
RAIANA DA SILVA LOBATO
VALDECI NASCIMENTO FILHO
VÂNIA DE ALMEIDA NASCIMENTO
COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EDUCAÇÃO
MACAPÁ
2017
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - IFAP.
CAMPUS MACAPÁ
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
ADRIANO DA SILVA LOBATO
LUAN DE SOUSA LIMA
OZIANE SANTANA GONÇALVEZ
RAIANA DA SILVA LOBATO
VALDECI NASCIMENTO FILHO
VÂNIA DE ALMEIDA NASCIMENTO
COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia Aplicada à Educação, ministrada pelo professor Thiego Maciel Nunes.
MACAPÁ
2017
1 – INTRODUÇÃO
A computação em Nuvem tem por ideia inicial ajudar quem a utiliza em um melhor proveito em relação à infraestrutura, pois proporciona ao usuário que este use o total de sua estrutura física, onde os dados dos usuários são armazenados externamente, permitindo uma abstração de infraestrutura e uma ampliação de armazenamento de dados sem que haja a preocupação com espaço para guardar essas informações (BUYYA 2009). Ainda em composição ao conceito inicial de ajuda vem também a segurança de dados, pois com as informações guardadas fora da estrutura física e vigiada por uma equipe específica de segurança, estes dados não correm os riscos de serem apagados ou perdidos. Além disso, a computação em nuvem permite uma interação online com seus dados e arquivos, o que utilizaremos desta ferramenta como um meio em que a educação tornasse mais proveitosa, prática, acessível e facilitadora.
2 – CARACTERÍSTICAS
A computação em Nuvem tem diversos conceitos, Para Velte, vemos tipo de conceito que também explica a computação em nuvem, este autor diz o seguinte: “é o conceito de poder utilizar componentes reutilizáveis, através da rede de vendas. Isto é conhecido como “as a service” (como um serviço)”. (VELTE e ELSENPETER 2011, p. 12) Estes serviços permitem que as ferramentas sejam compartilhadas e acessadas entre vários usuários e também tornam o acesso aos dispositivos de forma independente, pois o usuário tem a oportunidade de acessar os sistemas em hardwares distintos. A exemplo desses serviços é o SaaS, sigla utilizada para software as a Service (Software como Serviço), que é um serviço que disponibiliza ao usuário o acesso a vários aplicativos através do acesso a internet, elimina os custos com licenças de softwares e o tempo que normalmente se leva para implementar software em cada estação de trabalho e setores de uma empresa, pois o mesmo está pronto para ser utilizado no servidor do provedor, ou seja, o provedor do serviço que é responsável por atualizações e manter as aplicações em funcionamento. (VELTE e ELSENPETER 2011).
Já para Bennertz (2012) “a Computação em Nuvem pode auxiliar os professores não apenas no planejamento, mas também na organização, elaboração, aplicação e avaliação de diversas atividades com os alunos”. Pois através deste recurso, podemos compartilhar arquivos de mídias, textos, planilhas e até jogos com esta finalidade, basta saber usar de forma correta e adequada em sala de aula.
Sob a visão de Laborde (2011), vemos uma forma de contribuição da computação em nuvem ao ensino, que esta pode estar ligada a ideia dos professores ganharem agilidade ao lançar diretamente na rede a planilha de frequência e notas de seus alunos; compartilhamento de planos de aula entre os professores; aplicar aos estudantes testes online de revisão para as provas; deixar os pais informados sobre desempenho e frequência de seus filhos, que resulta em um melhor acompanhamento dos pais.
.
3 – ARQUITETURA
4 – VANTAGENS E DESVANTAGENS
Existem diversas vantagens no uso da computação em nuvem, iremos resumir em três tipos:
DISPONIBILIDADE: Onde esta permite aos usuários acessar as aplicações e dados de qualquer lugar a qualquer hora em plataformas e aparelhos diferentes, sejam esses desktops, notebooks, celulares, tabletes, etc.
ESCALABILIDADE: Nesta modalidade também podemos ver
...