A Computação em Nuvem
Por: Patrick Bernardino • 21/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 187 Visualizações
Ao longo dos anos a tecnologia foi desenvolvendo de forma constante. Uma dessas tecnologia é Cloud Computing, que é possível armazenar, compartilhar e disponibilizar dados, aplicações, serviços e softwares por meio da internet. Ferramentas de alto nível usados por várias empresas.
A Revista Fio postou um vídeo que mostra que a AT & T inventou a nuvem, mostrando a história de Andy Hertzfeld e Bill Atkinson, dois dos engenheiros da Apple Macintosh. Em 1990, fundaram a empresa General Magic e construíram uma plataforma de software denominado Telescript, sendo licenciada em 1994. Na época, o CEO da General Magic disse que a nova tecnologia artificial permitiria enviar e-mails, fazer compras e manter o controle de estoques, entre muitas outras funcionalidades.
Depois de 50 anos, após a definição de John Mccarty sobre a computação como utilidade pública, a tecnologia ganhou uma forte abrangência. A verdade é que, há décadas atrás, seu conceito era diferente do atual. Ao longo dos anos, houve uma evolução nessa tecnologia, onde a cada ano ela ganhava um significado diferente.
De 2006 a 2008, ela começou a ser oferecida comercialmente, quando empresas pequenas, médias e grandes a adotaram como parte do universo corporativo. Essa grande aceitação está fazendo com que o processamento e armazenamento de dados comecem a ser tratados igualmente a um serviço de fornecimento de água ou energia elétrica, onde paga-se apenas pelo consumo.
Cloud Computing, sua empresa será capaz de determinar qual o plano (serviço) que mais se encaixa as suas necessidades. Primeiro é necessário traçar um plano, ver onde a empresa tem maior dependência e onde quer minimizar seus custos.
Primeiro serviço oferecido é o Infraestrutura como Serviço (IaaS):
Também conhecido como Infrastructure as a Service ou IaaS, é a parte encarregada por prover toda a infraestrutura necessária para a PaaS e o SaaS. O principal objetivo do IaaS é tornar mais fácil e acessível o fornecimento de recursos, serviço de computação em nuvem no qual sua empresa contrata infraestrutura necessária para armazenar suas aplicações. Você não precisara se preocupar com servidores e rede, mas é o responsável pela seleção, instalação e configuração dos recursos necessários para que o sistema opere adequadamente.
Essa característica exige que a empresa contratante providencie sistemas operacionais, softwares de armazenamento de dados, servidores, backups e recursos de segurança, por exemplo. Benefícios capaz de obter desse serviço é:
Otimização de custos;
Aumento da performance das aplicações;
Flexibilidade;
Agilidade para implementar mudanças e corrigir falhas;
Maior segurança dos dados;
SERVIÇOS
7
Outro serviço oferecido é o Plataforma como serviço (PaaS):
Platform as a Service ou também conhecido como PaaS é uma plataforma para aplicações e desenvolvimento com componentes de Cloud Compunting, sendo um ótimo framework para os desenvolvedores, será disponibilizado recursos que agilizam a criação e gerenciamento dos seus sistemas. Além do software, o usuário não irá precisar se preocupar com a infraestrutura necessária para desenvolver um sistema, como servidores, sistemas operacionais e rede. Lembrando que é possível contar com o modelo público — a equipe pode trabalhar em qualquer lugar — ou com o privado — a equipe só tem acesso ao serviço em um ambiente específico.
Alguns dos benefícios desse serviço:
Menos tempo para implementação da plataforma;
Redução de custos para o desenvolvimento de sistemas;
Menos gastos com infraestrutura;
Adaptação às necessidades da empresa;
Possibilidade de focar em seu core business;
E por último é o Software Como Serviço (SaaS):
Software as a service (SaaS) são recursos hospedados na nuvem que podem ser acessados pelo usuário por meio de um computador, smartphone e outros dispositivos, como Smartwatch e Smart TV. é muito vantajoso pois é capaz de promover a escalabidade empresarial, já que serviço pode ser acessado por qualquer pessoa, independentemente do local, geralmente em browsers, um exemplo de uso é para assistências e suporte técnico de empresas, sites com funcionalidades direto pelo browser como o Google App’s, que substitui softwares instalados diretamente no dispositivo.
8
Quando se trata de SaaS, a empresa que o está usando não precisa se preocupar com a manutenção do sistema. Tudo o que a empresa precisa se preocupar é como usar o serviço específico em seu benefício. As vantagens desse serviço é:
Redução de custos - a empresa contrata apenas aquilo que precisa;
Redução da infraestrutura de TI - o funcionamento não depende de hardware e infraestrutura interna;
Alta disponibilidade;
Mais mobilidade para os colaboradores;
Atualizações
...