A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA WINDOWS SERVER 2012
Por: Mikaell Miguel • 21/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 124 Visualizações
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 WINDOWS SERVER 2012
“Microsoft Windows Server 2012 é um sistema operacional de servidor poderoso, versátil e completo, elaborado a partir dos aperfeiçoamentos disponibilizados no Windows Server 2008 R2 pela Microsoft”. (STANEK, p. 3, 2014)
O Windows Server foi criado para atender as empresas e corporações com o objetivo de compartilhar serviços com vários usuários e também fornece um amplo controle administrativo de armazenamento de dados, aplicativos e redes corporativas. Onde a principal novidade do Windows Server 2012 é a série de recursos relacionados a armazenamento em nuvem. (DUARTE, 2020)
Ele Possui versões apenas de 64 bits. Os sistemas de 64 bits são projetados para arquitetura 64x, logo, é necessário que o processador utilizado no servidor, tenha suporte a esta arquitetura, para que o Windows Server 2012 seja utilizado (STANEK, p.6, 2014). É importante expor esta informação, para compreender os requisitos mínimos que são necessários para realizar a implantação deste SO (Sistema Operacional), em um servidor. Segundo a Microsoft (2016), é necessário que o servidor, além do processador 64 bits, possua uma memória RAM de no mínimo 512 MB e um Armazenamento (HD ou SSD) de no mínimo 32 GB.
2.2 VIRTUALIZAÇÃO
“A virtualização é uma tecnologia voltada para o uso de máquinas virtuais. Seu objetivo é fazer com que uma única máquina possa simular varias maquinas, ou seja, a partir dessa máquina podem ser instalados servidores e realizado um controle centralizado.” (RODRIGUES et al, p.1, 2011).
A utilização da virtualização em infraestruturas de TI tem crescido exponencialmente nos últimos anos, prevendo-se a continuidade deste crescimento devido aos avanços que têm sido alcançados tanto ao nível de hardware (máquinas com maiores recursos de Central Processing Unit (CPU), memória) como a avanços no software de virtualização. (ALMEIDA, p.12, 2011)
De acordo com Almeida (p.12, 2011), As principais vantagens que podem ser retiradas do uso dessa tecnologia é: A diminuição de equipamentos físicos, que tem consequência uma melhor economia de energia e ocupa um espaço bem menor, além disso, proporciona uma maior facilidade de gestão. Adaptação ás diferentes cargas de trabalho, que é a possibilidade de atribuir e retirar recursos físicos a uma maquina virtual, se adaptando melhor com as necessidades do usuário.
Já a principal desvantagem são os riscos de falhas no hardware da máquina central, já que apenas uma máquina possui controle das outras. (RODRIGUES et al, p.9, 2011).
2.3 DHCP
Sousa (2014) Os servidores que utilizam o protocolo DHCP (Dynamic Host configuration Protocol), são capazes de distribuir, de forma automática, os endereços IP aos computadores que estejam conectados na rede, ou seja, o administrador não precisa configurar a de rede de forma estática em cada computador.
Geralmente o Servidor DHCP Pode Fornece algumas informações básicas, além do endereço IP, isto depende da forma como o Administrador da rede configurou este serviço. Nessas informações podem conter: O Endereço IP, Máscara de Sub-Rede, Gateway Padrão, Endereços de servidores DNS e endereços de servidor WINS e o tempo de concessão. Após a instalação do Serviço no Windows Server 2012, é necessária a criação de um escopo. O escopo é um intervalo de endereços IP válidos disponíveis para locação, para as máquinas clientes DHCP que estão na rede. No escopo é local onde ficam armazenado as informações Básicas que foram descritas anteriormente. (MICROSOFT, 2020).
De acordo com a Microsoft (2020) o uso do protocolo DHCP, traz alguns benefícios como a configuração de endereçamento IP de forma confiável, pois o DHCP minimiza erros em comparação com uma configuração manual de endereços, e também diminui o trabalho de administração da rede, já que as configurações de IP serão feitas de forma dinâmica, ou seja, automaticamente.
2.4 ACTIVE DIRECTORY
Segundo Cipolla (2012) “Active Directory é um serviço desenvolvido pela Microsoft, utilizando o protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), para centralizar e controlar todas as informações de uma rede de computadores, permitindo, por exemplo, que um único usuário e senha acessem a rede, computadores, e-mail, impressoras, Banco de Dados, etc.”.
O Active Directory surgiu da necessidade de se ter um único diretório, ou seja, ao invés do usuário ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para se logar no computador, e várias outras senhas, com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede. Podemos definir um diretório como sendo um banco de dados que armazena as informações dos usuários. (SANTANA, c2021)
Groos (2015) Ele é utilizado em empresas que possuem redes com computadores Windows, nas quais os administradores de redes decidiram utilizar este serviço como uma forma de centralizar e administrar os recursos, principalmente à segurança da rede e as informações dos usuários.
...