A HISTÓRIA E SURGIMENTO DA WEB
Por: Keule Ferreira • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 6.795 Palavras (28 Páginas) • 291 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista Unidade Alphaville
WEB 3.0
Santana de Parnaíba – SP
2015
WEB 3.0
Trabalho de conclusão de semestre de Gestão da tecnologia da informação da UNIP- universidade Paulista Unidade Alphaville.
Santana de Parnaíba – SP
2015
RESUMO
A importância deste projeto mostra a evolução da web desde seu inicio até os dias atuais, de maneira teórica expondo toda sua historia e evolução. O Objetivo imposto nesse projeto é desenvolver um projeto baseado na Web 3.0 (Semântica) que vem sendo aguardada pela comunidade tecnológica, uma web inteligente, que saiba arquivar dados dos usuários para que em uma pesquisa futura a utilização desta ferramenta seja mais precisa em suas buscas.
Palavras chave: Web 3.0 (semântica), Projeto, Rede, Segurança, Sistema de Interação.
ABSTRACT
The importance of this project shows the evolution of the web from its beginning to the present day, in a theoretical manner exposing all its history and evolution. Goal tax this project is to develop a system based on Web 3.0 (Semantic) project that is being awaited by the tech community, an intelligent web, who knows save user data for future research on the use of this tool is more precise in their searches.
Keywords: Web 3.0 (semantic), Project, Network, Security, interaction system.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. A HISTÓRIA E SURGIMENTO DA WEB 7
1.1. AS MUDANÇAS E EVOLUÇÕES DA WEB 8
1.2. WEB 3.0 9
2. MAPA E ESTRUTURA DE REDE 11
2.1. Cabeamento Estruturado 14
2.1.2 Cabeamento Cat.5e. 15
2.2. Link de internet 16
2.3. Roteador 17
2.4. Switches 19
3. SERVIDOR 20
3.1. Servidor de Banco de Dados 20
3.2. Windows Server 2012 R2 Standard 22
3.3. Servidor Proxy/Firewell 22
4. SISTEMA DE INTERAÇÃO 25
5. SEGURANÇA DO PROJETO 26
5.1. POLITICAS DE ACESSO AS INFORMAÇÕES 26
6. PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE 28
7. CUSTOS TOTAIS 34
8. TIME – LINE 36
9. CONCLUSÃO 37
10. REFERÊNCIAS 38
INTRODUÇÃO
O projeto à seguir irá abordar sobre a intranet da Universidade Paulista UNIPIM as evoluções da web 1.0, 2.0 e do futuro, denominada Web 3.0 ou Semântica, que tem por finalidade a interação do usuário com o aplicativo tornando o acesso mais ágil, facilitando a comunicação e garantindo melhor aprendizado de uso da ferramenta.Com a evolução da tecnologia e uso de novas ferramentas, a tendência é fizer dessa tecnologia a mais popular aplicação de educação como, por exemplo, os chats, blogs, Wikipédia e Podcasts tratando-se apenas da ponta de um imenso iceberg dos chamados softwares sociais representando uma evolução da web 1.0 na maneira de gerenciar e dar sentido ou oferecer informação on-line e aos repositórios de conhecimento, incluindo a informação clínica e de pesquisa. O projeto tem por objetivo dar ao usuário do ambiente Web 3.0 uma experiência real do que será a internet no futuro e também despertar interesse de novos futuros desenvolvedores para essa nova tecnologia. Também objetivando o sigilo do que será desenvolvido neste ambiente, requerendo por parte da UNIPIM uma solução viável usando a própria internet como rede privada para conectar todos os campis da Universidade Paulista UNIPIM ao conteúdo Web 3.0.
• A HISTÓRIA E SURGIMENTO DA WEB
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações sem o inconveniente da distância física, nem o risco de se perder dados e informações de uma base destruída em caso de combate. Assim, em 1969, foi criada a ARPANET - ARPA network e em outubro do mesmo ano foi enviada a primeira mensagem remotamente, inaugurando na prática suas atividades. Durante os anos seguintes, a ARPANET foi sendo ampliada com novos pontos em todo Estados Unidos, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
O resto da década de 70 foi marcado pelo crescimento da rede, por onde circularam mensagens enviadas até mesmo pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Também surgiram outras redes paralelas que posteriormente viriam a se unir à ARPANET. Essa união não significava em todos os casos o desaparecimento de alguma dessas redes, pois uma das premissas da ARPANET era de que ela fosse capaz de comunicar-se com qualquer computador e/ou rede que houvesse, essa premissa se mantém até hoje. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. Em 1971, surgiu o modelo experimental do e-mail (o seu primeiro software veio em 1972), ampliando a utilidade da rede. Já em 1973, foram criadas as primeiras conexões internacionais, interligando computadores na Inglaterra e na Noruega.
Em 1982, foi implementado o TCP/IP, que é o protocolo padrão da rede. No ano seguinte, toda a parte militar (que recebeu o nome de MILNET) foi separado da ARPANET. Em 1985, surgiram os primeiros domínios (Edu.org e.gov), logo após a criação deste conceito. Também nessa época, começou a ser usado o nome INTERNET para se referir ao conjunto de redes liderado pela ARPANET. Depois da cisão com a parte militar e o uso já comum do termo INTERNET, a ARPANET se esgotou e deixou de existir oficialmente em 1990.
...