A Orientação a Objetos
Por: JBDUTRA • 6/12/2018 • Artigo • 5.648 Palavras (23 Páginas) • 144 Visualizações
CEP – ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
SISGER
SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO
JOAO BATISTA PEREIRA DUTRA
Ceilândia/DF
2018
CEP – ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
SISGER
SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO
Pré-projeto de Pesquisa apresentado à Escola Técnica de Ceilândia – ETC, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Metodologia de Pesquisa e Ensino do Curso Técnico em Informática, sob a orientação da Prof. Jussara Rodrigues Soares.
Ceilândia/DF
2018
SISGER
SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO
João Batista Pereira Dutra[1]
Jussara Rodrigues Soares[2]
RESUMO
O presente trabalho mostra a aplicação da Programação Orientada a Objetos (POO) em aplicação Web. O objetivo deste trabalho é criar um Sistema capaz de informatizar um Consultório Odontológico para atendimento à Pacientes, tanto no ao pré-atendimento, como também no registro de serviços prestados pelo profissional da área. O que motivou a elaboração do presente trabalho, para que posteriormente possa ser feita a aplicação web, foi a dificuldade que a empresa estava encontrando no relacionamento com seu cliente/usuário, ainda no pré-atendimento. O trabalho está divido em 5 partes a saber: 1 – Introdução, que pretende introduzir o Leitor no contexto do documento hora elaborado. 2 – Objetivo gerais e específicos, que traz as informações do que se pretende com este trabalho quando do seu término. 3 – Sistema Proposto, que ao leva o Leitor o esclarecimento da linguagem que será utilizada e de como ela será usada para o desenvolvimento do SISGER – SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO. 4 – Conclusão: após ter sido feita uma pesquisa sobre as diversas linguagens de programação utilizadas hoje e chegou-se à conclusão que a melhor a ser usada no desenvolvimento do referido Sistema Gerenciamento Odontológico será o PHP, por ser tratar de uma linguagem que melhor se adequa a Web, de melhor compreensão, por ser orientada a objetos que traz consigo uma maior clareza ao código e permite a reutilização do mesmo. 5 – No item referente à Bibliografia, o Leitor terá informações referentes a base bibliográfica de onde se baseará o trabalho aqui proposto.
PALAVRAS CHAVES: Consultório. Odontológico. Sistema. POO. PHP
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 5
2 - OBJETIVOS DO SISTEMA 6
2.1 - Objetivo Geral 6
2.2 - Objetivos Específicos 6
3 - SISTEMA PROPOSTO 7
3.1 - Metodologia (Analise Orientada a Objetos) 7
3.2 – Classe e Objetos 8
3.2.1 – Modelo de definição de classe empresa com atributos nome, endereço, CNPJ, data de fundação, faturamento e utilizando o método imprimir. 8
3.2.2 – Modelo de definição de objetos da classe empresa. 9
3.3 – Associação 10
3.3.1 – Modelo de implementação de uma associação entre classes “Pessoa” e “carro”. 10
3.4– Herança 13
3.4.1 – Modelo de implementação de herança entre as classes “pessoa” e “funcionário”. Após ser definida, a classe pessoa será utilizada como base para a classe funcionário. 13
3.5 – Polimorfismo 15
3.5.1 – Modelo de polimorfismo, usando a classe “conta”, “contaEspecial” e “contaPoupanca”. 15
3.6 – Orientação a Objeto em PHP 17
3.6.1 – Criação de uma classe em PHP 17
3.6.2 – Definição de atributos da classe 18
3.6.3 – Instanciação e acesso aos atributos da classe 18
3.6.4 – Visibilidade da Classe 18
3.6.5 – Acesso de usuário a classe 19
3.6.6 – Implementação de herança em PHP 19
3.6.7 – Utilizando classe herdada em PHP 20
4 – CONCLUSÃO 21
5 – BiIBLIOGRAFIA 22
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar a solução para as dificuldades apresentadas por um Consultório Odontológico no que diz respeito ao atendimento ao cliente. A empresa percebeu que o relacionamento com o seu usuário/cliente, em muitos momentos acaba sendo demorado, principalmente no pré-atendimento, pois este ainda é feito por meio de fichas com preenchimento manual e como consequência, devido a esta demora o número de reclamações vem aumentando muito por parte de seus usuários/clientes.
Tempo é dinheiro. Olhando para esta máxima percebeu-se que as pessoas não têm mais tempo para ficar parado esperando um pré-atendimento numa sala de Consultório Odontológico, muitas vezes levando o Paciente ao estresse desnecessário. Diante deste contexto buscou-se através de pesquisas e analise de situações observadas anteriormente uma solução para o problema e daí surgiu o seguinte questionamento: É possível criar um software para que venha atender a demanda apresentada pela empresa?
Após o levantamento do problema e analise dos mesmos, chegou-se a conclusão que a melhor maneira de atender os usuários/clientes da empresa seria através da informatização do Consultório Odontológico onde o pré-atendimento se tornaria mais rápido e mais e eficaz, inclusive quando este for atendido pelo profissional que poderá lançar todo o historio do paciente no sistema, permitindo que este possa futuramente fazer o acompanhamento através de uma área restrita própria do paciente.
...