A Programação Orientada a Objetos
Por: Kay Lira • 4/9/2019 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
- Descreva o conceito de encapsulamento. Qual a sua importância?
R = Encapsulamento diminui a interdependência entre classes, ou seja, evita que o código de uma classe faça referência a todo e qualquer atributo ou método de outra classe.
- Cite as diferenças entre os conceitos de Classe, Objeto e Instância.
R= Classe pode ser definida como uma descrição das propriedades ou estados possíveis de um conjunto de objetos, bem como os comportamentos ou ações aplicáveis a estes mesmos objetos.
Objeto passa a existir a partir de um "molde" (classe); a classe define o comportamento do objeto, usando atributos(propriedades) e métodos (ações).
Instância é a coisa técnica que permite a existência de um objeto na memória. A palavra Objeto, por sua vez, pode ser usada num nível mais alto de abstração.
- Descreva o conceito de Polimorfismo. Cite um exemplo.
R = O Polimorfismo permite a criação de várias classes com interfaces idênticas, porém com objetos e implementações diferentes. Ele possibilita que uma mensagem seja executada de acordo com as características do objeto que está recebendo o pedido de execução do serviço.
- Abaixo temos uma representação de uma classe, pelo diagrama de classes UML(simplificado), ela é dividida em três partes, descreva o que representam essas partes:
Memorando |
- Assunto; - Destinatário - Signatário |
- salvaAssunto() - salvaDestinatario() |
- O Memorando será um nome de Classe, pois classe é abstração de conjunto de objetos similares do mundo real, descrevendo a estrutura de dados e o comportamento de objetos similares.
- Assunto, Destinatário e Signatário são as características, pois classificação ação de criar classes por meio da abstração de conceitos existentes em objetos que possuem características e comportamento iguais.
- salvaAssunto() e salvaDestinatario() é comportamento, pois relacionam-se ás ações que o objeto pode executar.
...