A Programação Orientada a Objetos
Por: Ivajun • 4/10/2019 • Projeto de pesquisa • 2.922 Palavras (12 Páginas) • 562 Visualizações
Capítulo 1: Programação Orientada a Objetos
- Tópico 1: Conceituação: Objetos, Atributos, Métodos e Classes
- Tópico 2: Eventos e Mensagens
Tópico 1: Conceituação: Objetos, Atributos, Métodos e Classes
Neste tópico, vamos conhecer os conceitos relacionados à programação orientada a objetos (POO). Além disso, veremos a origem e a nomenclatura da POO, bem como as técnicas para o desenvolvimento de uma solução no âmbito da programação.
Conteúdos:
- Histórico
- Principais conceitos
- Objetos
- Atributos
- Métodos
- Classes.
Ao finalizar este tópico, você será capaz de:
- Identificar e classificar um objeto segundo a programação orientada a objetos.
- Identificar atributos e métodos que compõem a classe de um objeto.
Programação Orientada a Objetos
A programação orientada a objetos (POO) parte da premissa do mundo real: é preciso organizar, categorizar e classificar objetos que tenham características em comum para ganharmos tempo. No caso da POO, ela organiza os objetos de acordo com suas classes, seus atributos e seus métodos. Desse modo, é possível facilitar a localização, a reutilização e a comunicação dos objetos.
Um supermercado organizado também funciona dessa maneira, não é mesmo?
Vamos entender melhor o conceito de programação orientada a objetos a partir de sua origem, sua nomenclatura e suas técnicas.
Nesse sentido, veremos como utilizamos a POO no desenvolvimento de uma solução, no âmbito da programação.
Para isso, precisamos compreender alguns conceitos. Vamos juntos?
A programação orientada a objetos (POO) é um modelo desenvolvido para aproximar o mundo real do mundo virtual, simulando o real no computador.
Nesse processo de programação, são criadas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios. Tais objetos interagem entre si e executam as ações solicitadas.
A programação orientada a objetos é tida como a melhor solução para modelar e representar o mundo real em termos de escrita, em linguagem de programação.
Dessa forma, a POO é a interface entre a representação escrita de como nós pensamos e agimos, e de como a codificação e a CPU do computador vão entender e executar o que escrevemos.
Vamos descobrir como a POO surgiu?
Histórico
A primeira linguagem a utilizar os conceitos de orientação a objetos foi a Simula 67, mas o conceito de POO foi desenvolvido, no final da década de 1960, por Alan Kay.
No entanto, somente na década de 1990, o modelo passou a ser adotado por grandes empresas e desenvolvedores de software do mundo.
Simula 67
A Simula 67 foi uma linguagem criada por Ole Johan Dahl e Kristen Nygaard em 1967, na Noruega.
Alan Kay
Alan Kay foi autor da linguagem de programação chamada Smalltalk – Xerox. No entanto, a Smalltalk não foi a primeira linguagem a utilizar os conceitos de programação orientada a objetos.
Nas imagens vamos observar as técnicas de programação utilizadas até a consolidação do POO:
[pic 1]
Como podemos notar, o modelo de programação orientada a objetos é relativamente antigo.
Provavelmente, você já ouviu falar de algumas linguagens que utilizam o conceito de programação orientada a objetos, como Java, C# (C Sharp), C++, Object Pascal (Delphi), Ruby, Python, Lisp, entre outras.
Mas você já imaginou como os desenvolvedores programavam antes de surgir a linguagem orientada a objetos? Falaremos disso a seguir.
Programação Estruturada ‒ Modelo Procedural
Antes do surgimento da programação orientada a objetos, o modelo adotado era o procedural. Esse modelo consistia em uma sequência de instruções, comandos, rotina, sub-rotina ou função associada a um nome próprio, como C, Pascal, BASIC, COBOL.
Vamos entender como a programação estruturada funcionava?
[pic 2]
[pic 3]
T-SQL
Transact-SQL (T-SQL) é propriedade da Microsoft e Sybase para a extensão SQL. A implementação da Microsoft foi emitida juntamente com o Microsoft SQL Server. A Sybase usa a linguagem no seu Adaptive Server Enterprise (ASE), que é o sucessor da Sybase SQL Server.
Entre alguns exemplos de aplicativos que podem gerar T-SQL (Transact-SQL) temos:
- Data warehouses, quando os dados são extraídos por meio de OLTP (Processamento de Transações On-Line) para análise de suporte à decisão.
- Sistemas que replicam dados do SQL Server para vários bancos de dados ou são executadas consultas distribuídas.
- Páginas da web que capturam informações de bancos de dados SQL Server.
- Aplicativos de produtividade para escritórios em geral.
- Aplicativos que usam uma interface gráfica do usuário com permissão de consulta às tabelas.
- Aplicativos que usam controle de linguagem para os dados que um usuário deseja consultar.
- Linha de aplicativos empresariais com acesso a bancos de dados SQL Server para o armazenamento de dados.
- APIs de banco de dados, como ADO, OLE DB e ODBC, que utilizam aplicativos de desenvolvimento como MicrosoftVisual C++, MicrosoftVisual Basic ou Microsoft Visual J++.
De modo geral, a execução do código por ordenação causava uma dependência enorme no processamento.
Além disso, gerava complexidade no código e dificuldade em futuras manutenções ou correções, pois não havia muito reaproveitamento do código já escrito.
Sem um conhecimento profundo da codificação, o desenvolvedor preferia reescrever uma função, sem verificar se ela já existia ou se estava adequada ao que pretendia executar.
Na programação estruturada, o código acabava sendo repetido muitas vezes.
Comparação dos Modelos
Atualmente, a maioria das linguagens adota o conceito de programação orientada a objetos. No entanto, o desenvolvedor também está livre para escrever o código de modo procedural (tradicional) se preferir.
Vamos comparar a estrutura dos dois modelos de programação?
[pic 4]
Conceitos da Programação Orientada a Objetos
Agora que já conhecemos os dois modelos de programação, vamos entender os principais conceitos da programação orientada a objetos.
Preparado(a)? Vamos lá!
A programação orientada a objetos é um modelo de análise, de projeto e de programação de sistemas de software baseado na composição e na interação dos objetos. Vamos compreender melhor esse conceito:
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