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A Unidade de Aprendizagem: Metodologias e Projetos de Software

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

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Avaliação a Distância 1 (AD1)

Unidade de Aprendizagem: Metodologias e Projetos de Software – AD1

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto a seguir:

Visão Geral do Sistema

A empresa a 10 anos no mercado “Flores S.A “realiza a venda de flores ornamentais e artigos voltados ao processo de jardinagem. O dono da floricultura pretende com o sistema obter um melhor controle de seu estoque e de suas vendas aumentando a eficiência no atendimento.

Requisitos Funcionais

1. O sistema deve permitir a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de clientes da floricultura. Os atributos para cada cliente são: nome, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, documento de identificação (CPF ou RG), data de nascimento.

2. O sistema deve permitir a manutenção de todos os produtos vendidos na floricultura com os seguintes atributos: código do produto, descrição, custo, data de recebimento do produto, prazo de validade, quantidade, fornecedor.

3. O sistema deve permitir o controle de vendas dos produtos emitindo cupom fiscal, controle do caixa, relatórios estatístico dos produtos mais vendidos dentro do período informado.

4. É fundamental para a floricultura o controle de produtos que estão com sua validade vencida ou ainda a vencer dentro de um período.

5. O sistema deve permitir o controle da entrega do produto no cliente. A empresa possui 4 entregadores que se revezam nas entregas ao cliente sendo que o mesmo realiza a cobrança fazendo o acerto no caixa no momento de seu retorno à loja. O cliente ao receber a entrega assina o canhoto de recebimento. É fundamental para a floricultura o controle da hora de saída, hora de recebimento da entrega para o cliente. Ao sair, o atendente informa ao sistema que entregas foram destinadas a cada entregador. Ao retornar o entregador informa ao sistema o seu retorno, a data e a hora em que a entrega foi realizada.

6. O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro. As entregas poderão ser pagas por cheque ou cartão somente no ato da compra ou no ato da encomenda. Produtos a serem pagos no ato da entrega, serão faturados somente em dinheiro. Serão aceitos cheques somente de clientes previamente cadastrados e aprovados pelo gerente.

7. Caso ocorra problemas na entrega (não encontrou o endereço do cliente) o sistema deve permitir a baixa do produto e sua reentrada no estoque.

Requisitos não Funcionais

Confiabilidade

  • O sistema deve ter capacidade para recuperar os dados perdidos da última operação que realizou em caso de falha.
  • O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes tipos de usuários: gerente, funcionários da floricultura.

Eficiência

  • O sistema deve responder a consultas on-line em menos de 5 segundos.

Portabilidade

  • O sistema deve ser capaz de executar em sistema operacional Windows XP e Linux.

Usabilidade

O projeto de interfaces deve ser centrado no usuário sendo que o mesmo será modelado a partir da modelagem das tarefas.

1. Após a leitura utilizando seu conhecimento sobre análise estruturada identifique as entidades externas, processos e depósitos de dados para o estudo de caso da “Floricultura Flores S.A.” conforme estudos vistos no decorrer da disciplina. Para cada item identificado complemente com sua descrição. (3,5 pontos)

Resposta da Questão 1:         Acho que em entidades externas poderia entrar o atendente da floricultura que digita os dados dos pedidos...

Entidades Externas

Descrição

1. Floricultura Flores S.A.

O sistema deve ser capaz de executar em sistema operacional Windows XP e Linux

2. Função de Segurança do Sistema cadastrados pelo Usuário.

O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes tipos de usuários: gerente, funcionários da floricultura.

Depósitos de Dados

Descrição

1. Manutenção de dados de clientes da empresa

O sistema deve permitir a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de clientes da floricultura. Os atributos para cada cliente são: nome, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, documento de identificação (CPF ou RG), data de nascimento.

Processos

Descrição

1.Controle de Produtos

É fundamental para a floricultura o controle de produtos que estão com sua validade vencida ou ainda a vencer dentro de um período.

2. O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro

O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro. As entregas poderão ser pagas por cheque ou cartão somente no ato da compra ou no ato da encomenda. Produtos a serem pagos no ato da entrega, serão faturados somente em dinheiro. Serão aceitos cheques somente de clientes previamente cadastrados e aprovados pelo gerente.

2. No decorrer da disciplina você estudou diferentes modelos de desenvolvimento de software. Faça um comparativo entre o modelo tradicional incremental e o modelo ágil Extreme Programming (XP) identificando suas principais diferenças. (1,5 pontos)

Resposta da Questão 2:

Modelo Incremental

Modelo Extreme Programming (XP)

  • Combinação entre os modelos linear e de prototipação
  • Desenvolvimento é dividido em etapas uma a uma até a finalização e em cada etapa é realizado um ciclo completo de desenvolvimentos e novas funcionalidades são adicionadas ao sistema.
  • Cada etapa praticamente produz uma versão diferente de software.
  • Baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente, ágil para pequenas e médias equipes
  • O conhecimento do problema evolui à medida do desenvolvimento e as novas funcionalidades também.
  • As iterações produzem constantes versões que são analisadas diretamente pelo cliente que produz comentários e opiniões que servirão para a próxima iteração.
  • O objetivo do XP é tornar o projeto flexível, diminuindo o custo a possíveis mudanças. O código produzido é tomado como indicador de progresso do projeto.

                Principais diferenças entre os modelos incremental e Extreme Programming

  • Abordagem incremental
  • Feedback constante

A comunicação entre as pessoas é encorajada. Metodologias tradicionais, por exemplo, se preocupam muito em se adiantar ao aparecimento de problemas, o que causa o seu desenvolvimento cansativo e desgastante para seus colaboradores. As metodologias ágeis pregam a adaptação aos problemas ao meio do ciclo de desenvolvimento, ou seja, uma forma de projeto muito mais flexível e produtiva. Para uma metodologia ser realmente ágil ela deve aceitar as mudanças e não prever o futuro. Sabendo que metodologias tradicionais se fazem proveitosas em projetos que os requisitos de software são estáveis e requisitos futuros são previsíveis, e que este modelo de desenvolvimento é muito difícil de ser atingido, o uso das metodologias ágeis na grande maioria dos projetos se faz muito mais proveitosa.

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